Curiosidades

Será que a cerveja choca quando você esquenta e esfria de novo?

Será que a cerveja choca quando você esquenta e esfria de novo?
By     -   On

A cerveja choca ocorre quando a cerveja perde o gás, quando há um problema com a vedação da garrafa ou da lata, por exemplo, dizemos que a cerveja está choca.

O gás carbônico da cerveja escapa e o oxigênio do ar se conecta com a bebida. Será que ao sofrer algum tipo de transformação química o sabor da cerveja é afetado?

O que é uma cerveja choca?

A cerveja que está há muito tempo aberta e que esquenta por muito tempo, é possível considerá-la choca. Além disso, pode causar riscos à saúde física ao ser consumida, tais quais desconforto estomacal, azia, náusea e diarreia.

O processo de congelar a cerveja também, além de alterar o sabor da bebida, aumenta a probabilidade de deixá-la choca. Não se deve congelar a cerveja, mesmo visando atingir uma melhor temperatura para o consumo, congelar a cerveja é um grande erro.

Como evitar?

Ao descongelar a cerveja rapidamente, a bebida chocará, ou seja, perde o gás e o gosto, porém, ao realizar esse processo lentamente colocando na geladeira ou em um recipiente com água, a bebida irá descongelar de maneira lenta, evitando a perda do sabor, gás e aroma.

O processo ocorre da seguinte maneira: a água composta na cerveja congela primeiro e a bebida é decomposta, mesmo ao descongelar, os ingredientes não se misturam novamente de forma ideal.

Um só congelamento já é suficiente para estragar e fazer a cerveja perder o sabor. Devido à sua fermentação, a cerveja, principalmente as importadas, não suportam temperaturas extremas, mudanças de temperatura bruscas, estragam a bebida.

LEIA MAIS: Vai uma gelada aí? ESTA é a cerveja que é a nova tendência do mercado

Pode ser gelada mais de uma vez?

Ao tirar uma cerveja da geladeira e não consumi-la, é possível que se gelá-la novamente continue boa, portanto, caso tenha cervejas ocupando sua geladeira, pode retirá-la e guardar em outro local.

Contudo, caso a cerveja seja aberta, ou você bebe, ou pode esperar que ao beber ela estará sem gosto e sem gás, ou seja, choca.

Esse processo também não pode ser repetido mais de uma vez, as mudanças de temperatura por muitas vezes afetará na fermentação da sua bebida.

Entretanto, vejamos três dicas para evitar que sua cerveja fique choca.

  1. Evitar mudanças bruscas de temperatura: Congelar e descongelar a cerveja em temperatura ambiente antes de levá-la a geladeira, irá comprometer o sabor, o gás e a qualidade da bebida;
  2. Checar o lacre da bebida antes de consumi-la: Comprar bebidas mal lacradas e consumi-las, além de prejudicial a sua saúde física, terá um sabor desagradável;
  3. Evitar a exposição à luz: A luz do sol pode ocasionar na oxidação da bebida, mesmo que o recipiente seja escuro. Portanto, latas e copos de acrílico são a melhor opção, já que a luz não irá penetrar no copo.

Gostou de entender um pouco mais sobre carros? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.