Brazil Greece

»

»

Estas são as situações que podem cortar o seguro-desemprego e você não sabia

| Em 01/10/2023 às 10:47

Poucas coisas tiram tanto o sono quanto perder o emprego, não é mesmo? Felizmente, a legislação trabalhista brasileira concede, nos casos elegíveis, o seguro-desemprego para aliviar o desespero. Porém, é importante ter atenção às situações em que se pode cortar seguro-desemprego e, de repente, você nem imaginava!

O seguro-desemprego é um benefício pago pelo Governo Federal quando o trabalhador é demitido sem justa causa. A princípio, são pagas de três a cinco parcelas, conforme o tempo de serviço. O valor também varia de acordo com a renda recebida nos últimos meses. 

A exceção, no entanto, vai para pessoas resgatadas em situações análogas à escravidão, pescadores e quem trabalha em serviços domésticos. Nestes casos, é pago um salário mínimo, independente dos rendimentos ou tempo de serviço. No entanto, essa rede de segurança pode, em algumas situações, ser interrompida abruptamente. 

Podem cortar o seguro-desemprego?

Sim, há situações que levam à suspensão do benefício e, até mesmo, seu cancelamento. Segundo informações do Ministério do Trabalho e Previdência, a suspensão pode ocorrer caso o beneficiário obtenha um novo emprego formal, abra uma empresa ou comece a receber benefício da Previdência Social (exceto auxílio-acidente e pensão por morte). 

No caso de suspensão devido a um novo emprego, se o trabalhador for demitido sem justa causa novamente e estiver consoante as demais regras, poderá receber as parcelas retroativas do benefício.

Por outro lado, o cancelamento do pagamento é definitivo e impede o recebimento retroativo das parcelas. As circunstâncias que podem cortar o seguro-desemprego incluem:

  • recusa do trabalhador desempregado em aceitar uma nova função compatível com sua qualificação e remuneração anterior,
  • falsidade nas informações fornecidas para a habilitação do benefício
  • comprovação de fraude para receber indevidamente o seguro-desemprego e o falecimento do beneficiário.

Ademais, há o cancelamento do benefício em caso de morte da pessoa segurada. 

LEIA MAIS: Caixa Tem disponibiliza R$ 1.000 para clientes; veja como sacar

Quem pode receber o seguro-desemprego?

Embora seja um alívio para trabalhadores que ficam desempregados, há requisitos para, de fato, receber o seguro-desemprego. Primeiro, após a demissão, a pessoa precisa ter seu contrato de trabalho rescindido e ter direito a receber benefícios trabalhistas e proteções salariais. 

No entanto, isso só se aplica àqueles que trabalharam com carteira assinada. Ou seja, trabalhadores autônomos, freelancers e quem não tem vínculo empregatício formal não têm direito ao seguro-desemprego.

Conforme a Caixa Econômica Federal, o banco responsável pela distribuição do benefício, são elegíveis para receber o seguro-desemprego: 

  • pessoas dispensadas sem justa causa
  • pessoas desempregadas no momento da solicitação
  • pessoas que não possuem renda própria para sustentar a si e à sua família
  • quem não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social (exceto pensão por morte ou auxílio-acidente) e receberam salários de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica (inscrita no CEI) em condições específicas.

LEIA MAIS: Novo alerta para quem faz PIX pode impactar no seu bolso

Como solicitar?

Inicialmente, é possível fazer o pedido do seguro-desemprego online, pelo App Carteira de Trabalho Digital ou o portal Gov.br. Quem não tiver acesso pode, ainda, realizar a solicitação pessoalmente em uma agência do Ministério do Trabalho, desde que o empregador forneça o requerimento confirmando a rescisão do contrato de trabalho.

Em suma, o seguro-desemprego é o benefício pago ao trabalhador em caso de demissão sem justa causa, entre outros requisitos. Ainda que seja um alívio para “segurar as pontas” até arranjar um novo trabalho, há situações em que se pode cortar o seguro-desemprego. Logo, compreender as regras e requisitos é fundamental para evitar surpresas desagradáveis e garantir que o benefício esteja disponível quando mais necessário. 

Confira outras notícias semelhantes, aqui no Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest