Brazil Greece

»

»

Estas são as situações que podem cortar o seguro-desemprego e você não sabia

| Em 01/10/2023 às 10:47

Poucas coisas tiram tanto o sono quanto perder o emprego, não é mesmo? Felizmente, a legislação trabalhista brasileira concede, nos casos elegíveis, o seguro-desemprego para aliviar o desespero. Porém, é importante ter atenção às situações em que se pode cortar seguro-desemprego e, de repente, você nem imaginava!

O seguro-desemprego é um benefício pago pelo Governo Federal quando o trabalhador é demitido sem justa causa. A princípio, são pagas de três a cinco parcelas, conforme o tempo de serviço. O valor também varia de acordo com a renda recebida nos últimos meses. 

A exceção, no entanto, vai para pessoas resgatadas em situações análogas à escravidão, pescadores e quem trabalha em serviços domésticos. Nestes casos, é pago um salário mínimo, independente dos rendimentos ou tempo de serviço. No entanto, essa rede de segurança pode, em algumas situações, ser interrompida abruptamente. 

Podem cortar o seguro-desemprego?

Sim, há situações que levam à suspensão do benefício e, até mesmo, seu cancelamento. Segundo informações do Ministério do Trabalho e Previdência, a suspensão pode ocorrer caso o beneficiário obtenha um novo emprego formal, abra uma empresa ou comece a receber benefício da Previdência Social (exceto auxílio-acidente e pensão por morte). 

No caso de suspensão devido a um novo emprego, se o trabalhador for demitido sem justa causa novamente e estiver consoante as demais regras, poderá receber as parcelas retroativas do benefício.

Por outro lado, o cancelamento do pagamento é definitivo e impede o recebimento retroativo das parcelas. As circunstâncias que podem cortar o seguro-desemprego incluem:

  • recusa do trabalhador desempregado em aceitar uma nova função compatível com sua qualificação e remuneração anterior,
  • falsidade nas informações fornecidas para a habilitação do benefício
  • comprovação de fraude para receber indevidamente o seguro-desemprego e o falecimento do beneficiário.

Ademais, há o cancelamento do benefício em caso de morte da pessoa segurada. 

LEIA MAIS: Caixa Tem disponibiliza R$ 1.000 para clientes; veja como sacar

Quem pode receber o seguro-desemprego?

Embora seja um alívio para trabalhadores que ficam desempregados, há requisitos para, de fato, receber o seguro-desemprego. Primeiro, após a demissão, a pessoa precisa ter seu contrato de trabalho rescindido e ter direito a receber benefícios trabalhistas e proteções salariais. 

No entanto, isso só se aplica àqueles que trabalharam com carteira assinada. Ou seja, trabalhadores autônomos, freelancers e quem não tem vínculo empregatício formal não têm direito ao seguro-desemprego.

Conforme a Caixa Econômica Federal, o banco responsável pela distribuição do benefício, são elegíveis para receber o seguro-desemprego: 

  • pessoas dispensadas sem justa causa
  • pessoas desempregadas no momento da solicitação
  • pessoas que não possuem renda própria para sustentar a si e à sua família
  • quem não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social (exceto pensão por morte ou auxílio-acidente) e receberam salários de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica (inscrita no CEI) em condições específicas.

LEIA MAIS: Novo alerta para quem faz PIX pode impactar no seu bolso

Como solicitar?

Inicialmente, é possível fazer o pedido do seguro-desemprego online, pelo App Carteira de Trabalho Digital ou o portal Gov.br. Quem não tiver acesso pode, ainda, realizar a solicitação pessoalmente em uma agência do Ministério do Trabalho, desde que o empregador forneça o requerimento confirmando a rescisão do contrato de trabalho.

Em suma, o seguro-desemprego é o benefício pago ao trabalhador em caso de demissão sem justa causa, entre outros requisitos. Ainda que seja um alívio para “segurar as pontas” até arranjar um novo trabalho, há situações em que se pode cortar o seguro-desemprego. Logo, compreender as regras e requisitos é fundamental para evitar surpresas desagradáveis e garantir que o benefício esteja disponível quando mais necessário. 

Confira outras notícias semelhantes, aqui no Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Mesmo nas casas mais bem cuidadas, baratas e formigas podem aparecer de repente. Muitas vezes, o problema não está na limpeza em si, mas em pequenos detalhes do dia a dia que acabam passando despercebidos. Uma embalagem mal fechada, uma gota de gordura esquecida no...

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Se existe um quitute que traz aconchego nos dias chuvosos, esse é o famoso bolinho de chuva. A receita é simples, prática e leva poucos minutos. É aquele tipo de preparo que lembra tardes tranquilas em família, algo muito presente tanto nas casas brasileiras quanto...

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

A inteligência emocional deixou de ser apenas um conceito da psicologia e se tornou uma das habilidades mais importantes da vida moderna. Ela aparece nas conversas com amigos, nas decisões do trabalho, nos momentos de crise e até nas situações simples do dia a dia....

Adeus mesinha de cabeceira no quarto? Veja a nova tendência do momento

Adeus mesinha de cabeceira no quarto? Veja a nova tendência do momento

No mundo da decoração, pequenas mudanças podem transformar completamente um ambiente. Um simples detalhe pode fazer o quarto parecer mais moderno, espaçoso e aconchegante. E uma dessas mudanças que vem ganhando força é a troca da tradicional mesinha de cabeceira pelas...

4 coisas que pessoas de sucesso sempre fazem ao final do dia

4 coisas que pessoas de sucesso sempre fazem ao final do dia

No ritmo acelerado da vida moderna, é comum que o dia termine em meio a cansaço, notificações e uma lista de tarefas que nunca parece acabar. Ainda assim, a forma como você decide encerrar o dia pode ter mais impacto no seu sucesso do que imagina. Pessoas...

Reclama o tempo todo? Veja o que isso revela sobre sua personalidade

Reclama o tempo todo? Veja o que isso revela sobre sua personalidade

Quem nunca soltou um desabafo sobre o trânsito, o calor insuportável ou aquela fila que parece não andar nunca? Reclamar é humano. É uma forma de aliviar o estresse, dividir frustrações e buscar um pouco de compreensão. Mas quando o ato de reclamar deixa de ser...

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

Em muitas situações do dia a dia, a forma como nos comunicamos pode determinar o rumo de uma conversa, o sucesso de um projeto ou até a qualidade dos nossos relacionamentos. No trabalho, por exemplo, saber se expressar com clareza e empatia faz diferença direta na...

0 comentários