Brazil Greece

»

»

Estas são as situações que podem cortar o seguro-desemprego e você não sabia

| Em 01/10/2023 às 10:47

Poucas coisas tiram tanto o sono quanto perder o emprego, não é mesmo? Felizmente, a legislação trabalhista brasileira concede, nos casos elegíveis, o seguro-desemprego para aliviar o desespero. Porém, é importante ter atenção às situações em que se pode cortar seguro-desemprego e, de repente, você nem imaginava!

O seguro-desemprego é um benefício pago pelo Governo Federal quando o trabalhador é demitido sem justa causa. A princípio, são pagas de três a cinco parcelas, conforme o tempo de serviço. O valor também varia de acordo com a renda recebida nos últimos meses. 

A exceção, no entanto, vai para pessoas resgatadas em situações análogas à escravidão, pescadores e quem trabalha em serviços domésticos. Nestes casos, é pago um salário mínimo, independente dos rendimentos ou tempo de serviço. No entanto, essa rede de segurança pode, em algumas situações, ser interrompida abruptamente. 

Podem cortar o seguro-desemprego?

Sim, há situações que levam à suspensão do benefício e, até mesmo, seu cancelamento. Segundo informações do Ministério do Trabalho e Previdência, a suspensão pode ocorrer caso o beneficiário obtenha um novo emprego formal, abra uma empresa ou comece a receber benefício da Previdência Social (exceto auxílio-acidente e pensão por morte). 

No caso de suspensão devido a um novo emprego, se o trabalhador for demitido sem justa causa novamente e estiver consoante as demais regras, poderá receber as parcelas retroativas do benefício.

Por outro lado, o cancelamento do pagamento é definitivo e impede o recebimento retroativo das parcelas. As circunstâncias que podem cortar o seguro-desemprego incluem:

  • recusa do trabalhador desempregado em aceitar uma nova função compatível com sua qualificação e remuneração anterior,
  • falsidade nas informações fornecidas para a habilitação do benefício
  • comprovação de fraude para receber indevidamente o seguro-desemprego e o falecimento do beneficiário.

Ademais, há o cancelamento do benefício em caso de morte da pessoa segurada. 

LEIA MAIS: Caixa Tem disponibiliza R$ 1.000 para clientes; veja como sacar

Quem pode receber o seguro-desemprego?

Embora seja um alívio para trabalhadores que ficam desempregados, há requisitos para, de fato, receber o seguro-desemprego. Primeiro, após a demissão, a pessoa precisa ter seu contrato de trabalho rescindido e ter direito a receber benefícios trabalhistas e proteções salariais. 

No entanto, isso só se aplica àqueles que trabalharam com carteira assinada. Ou seja, trabalhadores autônomos, freelancers e quem não tem vínculo empregatício formal não têm direito ao seguro-desemprego.

Conforme a Caixa Econômica Federal, o banco responsável pela distribuição do benefício, são elegíveis para receber o seguro-desemprego: 

  • pessoas dispensadas sem justa causa
  • pessoas desempregadas no momento da solicitação
  • pessoas que não possuem renda própria para sustentar a si e à sua família
  • quem não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social (exceto pensão por morte ou auxílio-acidente) e receberam salários de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica (inscrita no CEI) em condições específicas.

LEIA MAIS: Novo alerta para quem faz PIX pode impactar no seu bolso

Como solicitar?

Inicialmente, é possível fazer o pedido do seguro-desemprego online, pelo App Carteira de Trabalho Digital ou o portal Gov.br. Quem não tiver acesso pode, ainda, realizar a solicitação pessoalmente em uma agência do Ministério do Trabalho, desde que o empregador forneça o requerimento confirmando a rescisão do contrato de trabalho.

Em suma, o seguro-desemprego é o benefício pago ao trabalhador em caso de demissão sem justa causa, entre outros requisitos. Ainda que seja um alívio para “segurar as pontas” até arranjar um novo trabalho, há situações em que se pode cortar o seguro-desemprego. Logo, compreender as regras e requisitos é fundamental para evitar surpresas desagradáveis e garantir que o benefício esteja disponível quando mais necessário. 

Confira outras notícias semelhantes, aqui no Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

O desemprego pode ser cruel, especialmente quando pessoas dependem de você financeiramente. Assim, nestes momentos, é preciso tomar uma atitude para driblar a situação ruim. Por isso, nós separamos aqui algumas formas de como conseguir dinheiro mesmo estando...

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Imagine uma praia com águas cristalinas, pedras que brilham ao sol e um fundo do mar perfeito para mergulho. Agora imagine encontrar, entre essas rochas, um sofá velho, uma poltrona desgastada e até um abajur de sala. Parece estranho? Pois isso está acontecendo em...

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

Quem nunca acordou tentando entender o que aquele sonho queria dizer? Às vezes é só uma mistura de memórias. Mas, em outras, parece que há uma mensagem escondida ali. Muitas culturas antigas, tanto no Brasil quanto na Grécia, sempre deram importância aos sonhos. E,...

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

A superfície da Terra não é estática. As placas tectônicas, imensas porções de rocha que formam os continentes e os oceanos, estão sempre em movimento. Esse processo é lento, mas constante. Ao longo de milhões de anos, ele muda a forma do planeta, criando montanhas,...

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Você já ouviu falar da melatonina? Ela é um hormônio que o corpo produz naturalmente. Sua principal função é regular o sono. É ela que avisa ao nosso cérebro que chegou a hora de descansar. Quando a melatonina está em equilíbrio, dormimos melhor, acordamos com mais...

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

urante séculos, equações algébricas com potências elevadas foram um dos maiores desafios da matemática. Embora muita gente nunca tenha ouvido falar de “quinticas”, nome dado às equações de quinto grau, elas fazem parte da base da álgebra moderna. E um novo estudo...

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Viver no Brasil há alguns anos me ensinou a valorizar ainda mais as raízes da cultura grega. Em muitos aspectos do dia a dia, é possível reconhecer heranças antigas que nem sempre são percebidas. Uma delas está nas unidades de medida, uma invenção prática dos antigos...

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

A gente fala tanto em locais que são Patrimônios da Humanidade (inclusive por aqui), né? Mas, você sabe, exatamente, quantos existem pelo mundo? Só para ter uma ideia, são, pelo menos, 1.121 sítios, desde as Pirâmides do Egito até a Grande Barreira de Corais. Diante...

0 comentários