Brazil Greece

»

»

Os 8 melhores mercados de Natal pelo mundo, em 2023

| Em 06/12/2023 às 11:04

O Natal vem vindo e, vamos combinar, é uma das épocas mais mágicas do ano! Luzes, decorações e um espírito natalino que, sem dúvidas, amolece o mais duro dos corações. Uma das tradições mais incríveis deste período são os mercados de Natal. Embora, no Brasil, eles não sejam tão marcantes, pela Europa, dá até para selecionar os melhores para visitar neste ano.

Por isso, se vai viajar pelo continente no mês de dezembro, confira as dicas dos melhores mercados de Natal e encante-se!

A história dos mercados de Natal

Hoje, não só Europa, como Estados Unidos, Canadá e países asiáticos montam incríveis mercados de Natal. Porém, ao que tudo indica, a tradição começou em Dresden, na Alemanha, em 1434. Inclusive, ela é considerada a cidade do Natal, sabia?

Pois bem, a primeira edição do Striezelmarkt foi em 24 de dezembro daquele ano e atendia ao pedido de Frederico II. O então imperador da Saxônia queria proporcionar esse evento extraordinário ao povo.

Na época, o mercado reunia apenas algumas barracas. Mas, diferente da configuração atual, não tinha nada de presentes ou decorações. Só para ter uma ideia, as pessoas foram à praça central da cidade para adquirir a carne da ceia de Natal.

Hoje, as ruas de toda a Europa e outros países do Hemisfério Norte se enchem de barracas iluminadas, músicas típicas e lojas.

Os melhores mercados de Natal em 2023

Agora que você já conhece um pouquinho da história, que tal conferir os mercados de Natal mais bonitos? Ainda dá tempo de se programar e ver, pelo menos, alguns deles de perto.

1. Christkindlesmarkt e Gendarmenmarkt, Alemanha

A Alemanha, lar de alguns dos mais antigos e visitados mercados de Natal, oferece cerca de 80 deles, só em Berlim. O Gendarmenmark, por exemplo, fica entre o Franzosischer Dom e o Deutscher Dom.

O evento reúne cabanas de madeira, Bratwurst (salsicha), vinho quente e pão de gengibre. Já em Nuremberg, o Christkindlesmarkt, que existe desde o século XVI, monta cerca de 200 bancas. Não à toa, atrai dois milhões de visitantes, todos os anos.

Leia mais: De onde veio a Árvore de Natal?

2. Mercado de Natal de Basileia, Suíça

O maior mercado de Natal da Suíça, em Basileia, fica entre Barfusserplatz e Munsterplatz, com 150 bancas decoradas. Destacam-se, por exemplo, a floresta de contos de fadas, a pirâmide de Natal, além de atividades familiares.

3. Mercado de Natal de Estrasburgo, França

Sem dúvidas, um dos mercados de Natal mais antigos da Europa, começou em 1570 e evoluiu ao longo dos séculos. O evento se espalha por mais de 10 locais, iluminando a cidade com luzes cintilantes e ornamentos festivos.

Entre os elementos que mais chamam a atenção, temos a Grande Árvore de Natal na Praça Klebe e as centenas de bancas de chalés de madeira.

4. Wiener Christkindlmarkt, Áustria

Em Viena, o Wiener Christkindlmarkt é um dos eventos mais antigos e tradicionais da Europa. Sabe por que é um dos melhores mercados de Natal do mundo?

  • Tem uma pista de gelo
  • Levanta uma Árvore dos Corações
  • Distribui, nas barracas, salsichas austríacas e biscoitos de gengibre.

No total, são mais de 20 mercados de Natal em Viena que capturam o espírito festivo de forma mágica.

5. Mercados de Natal da Praça da Cidade Velha e da Praça Wenceslas, Praga, República Checa

Praga é um verdadeiro país das maravilhas de inverno, com mercados principais na Praça da Cidade Velha e na Praça Venceslau. Entretenimento, artesanato e iguarias locais, como a klobasa (salsicha) e o vinho quente, caracterizam esses mercados.

Leia mais: Gringo ensina a fazer a melhor rabanada na Air Fryer para o natal

6. Mercado de Natal de Tallinn, Estônia

Outro dos melhores mercados de Natal do mundo, o de Tallinn destaca-se como um dos mais modernos da Europa. O evento fica na Praça da Câmara Municipal e tem centenas de bancas de cozinha tradicional, artesanato e entretenimento.

7. Mercado de Natal da Praça Vörösmarty e da Basílica de Santo Estêvão, Budapeste, Hungria

Budapeste conta com dois mercados principais, na Basílica de Santo Estêvão e na Praça Vorosmarty. Ambos oferecem experiências distintas, com destaque para os espetáculos na basílica e o calendário do advento gigante na Praça Vorosmarty.

8. O País das Maravilhas do Natal nos Jardins da Baía, em Singapura

Saindo da Europa, temos um dos melhores (e tecnológicos) mercados de Natal do mundo. O Christmas Wonderland fica no Gardens by the Bay e celebra seu décimo ano. Com diversas áreas, como Supertree Grove e Gingerbread Grove, o evento oferece passeios, espetáculos de luz, jogos e uma atmosfera encantadora.

Acha que o Brasil faz feio na época mais mágica do ano? Confira 8 cidades brasileiras com festas de Natal incríveis!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest