Receitas

Gringo ensina a fazer a melhor rabanada na Air Fryer para o natal

Gringo ensina a fazer a melhor rabanada na Air Fryer para o natal
By     -   On

A rabanada é uma das sobremesas mais tradicionais do Natal, presente em muitas mesas ao redor do mundo. Mas você já se perguntou de onde surgiu essa deliciosa tradição?

De onde veio a tradição da rabanada no natal?

A origem da rabanada remonta à Idade Média, na Europa. Acredita-se que ela tenha sido criada como uma forma de aproveitar o pão amanhecido, evitando o desperdício. Naquela época, o pão era um alimento básico e valioso, e não era comum jogá-lo fora.

A receita original consistia em mergulhar fatias de pão amanhecido em uma mistura de leite, ovos e açúcar, e depois fritá-las em gordura quente. Essa combinação de ingredientes resultava em uma sobremesa saborosa e reconfortante, perfeita para o inverno europeu.

Então, com o passar dos anos, a rabanada se tornou uma tradição natalina, especialmente em países como Portugal, Espanha e Brasil. Acredita-se que a escolha do Natal como ocasião para saborear essa delícia está relacionada à época em que a festividade é celebrada: o inverno, quando o clima frio pede por alimentos mais reconfortantes.

Leia mais: A praia mais bonita do Brasil, de acordo com um gringo

Como fazer rabanada na Air Fryer?

Se você possui uma Air Fryer em casa e quer experimentar uma versão mais saudável da rabanada, vamos compartilhar uma receita prática e deliciosa para você testar:

Ingredientes:

  • 4 fatias de pão amanhecido;
  • 2 ovos;
  • 1/2 xícara de leite;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • Óleo em spray.

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça a Air Fryer a 180°C por 5 minutos;
  2. Em uma tigela, misture os ovos, o leite, o açúcar e a canela em pó;
  3. Em outra tigela, mergulhe as fatias de pão na mistura, deixando-as bem molhadas;
  4. Coloque as fatias de pão na cesta do aparelho, previamente untada com óleo em spray;
  5. Asse as fatias de pão por cerca de 10 minutos, virando-as na metade do tempo;
  6. Retire as rabanadas da Air Fryer e polvilhe açúcar e canela em pó por cima;

Sirva quente e aproveite!

Leia mais: Conheça a histórica cidade vermelha com a melhor comida da Itália

Com o que combinar a rabanada

A rabanada é uma sobremesa versátil, que pode ser combinada com diversos acompanhamentos deliciosos. Aqui estão algumas sugestões:

  • Sorvete de creme ou baunilha: a combinação do sorvete cremoso com a rabanada quentinha é irresistível;
  • Calda de frutas vermelhas: o contraste entre o doce da rabanada e o azedinho da calda de frutas vermelhas é uma explosão de sabores;
  • Chantilly: a leveza do chantilly complementa perfeitamente a textura e o sabor da rabanada;
  • Geleia de laranja: uma geleia cítrica traz um toque refrescante à sobremesa;
  • Chocolate derretido: para os amantes de chocolate, nada melhor do que cobrir a rabanada com uma generosa porção de chocolate derretido.

Agora que você conhece a origem da rabanada no Natal e tem uma receita prática para prepará-la na Air Fryer, aproveite para experimentar essa delícia natalina em sua casa. Lembre-se de combinar com os acompanhamentos que mais lhe agradam e desfrute de uma sobremesa tradicional e saborosa!

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.