Afinal, devo ou não raspar a língua pela manhã? Entenda esse novo hábito

Adotar o hábito de raspar a língua pela manhã: um mito ou uma prática benéfica?

A qualidade de vida pode ser afetada por hábitos simples, muitas vezes desconhecidos. Nos dias de hoje, a prática de raspar a língua pela manhã tem ganhado destaque, mas será que realmente é algo a se adotar ou apenas mais um modismo sem comprovação científica?

Raspar a língua pela manhã faz mesmo sentido?

A medicina Ayurveda, que busca o equilíbrio entre corpo, alma e mente, já defende essa prática há tempos. Embora possa parecer estranho para muitos brasileiros, a razão para raspar a língua faz sentido. Já notou que pela manhã a língua costuma ficar coberta por uma camada branca? Então, essa é a saburra lingual, que se não removida pode resultar em complicações. Ao longo do dia, a língua acumula essa saburra que pode causar problemas bucais, gastrointestinais e até mesmo afetar a imunidade do corpo.

Tanto profissionais adeptos da Ayurveda quanto dentistas afirmam que a higiene da língua é tão importante quanto a escovação dos dentes. Isso porque a saburra é um ambiente propício para a proliferação de bactérias e fungos, o que pode gerar inflamações no corpo. Por isso, raspar a língua pela manhã se tornou um hábito altamente recomendado pela medicina Ayurveda, como uma forma de prevenção e promoção da saúde.  Portanto, veja a seguir os seus benefícios.

LEIA MAIS: Está sem energia? Sabote esses 3 hábitos que acabam com a sua rotina!

Os Benefícios de raspar a língua pela manhã

Melhora a digestão

Ao praticar a limpeza lingual, a Ayurveda sugere que isso aumenta o Agni, o fogo digestivo, devido à sensibilidade do paladar. Isso pode levar a uma digestão mais eficiente, prevenindo a sensação de náusea e fadiga após as refeições.

Funciona como um detox diário

Limpar a língua diariamente pode evitar que as toxinas presentes na saburra sejam ingeridas juntamente com os alimentos no café da manhã. Isso ocorre porque, de acordo com a Ayurveda, é essencial minimizar a quantidade de toxinas no corpo e impedir que entrem em contato com os órgãos internos. Portanto, essa prática é considerada uma forma de desintoxicação diária.

Ressalta o sabor dos alimentos

As papilas gustativas localizadas na língua são responsáveis por detectar os diferentes sabores dos alimentos, como amargo, doce, salgado e azedo. No entanto, a presença de saburra lingual pode alterar a sensibilidade gustativa, prejudicando a percepção do paladar. A limpeza da língua pode ajudar a restaurar a sensibilidade gustativa e tornar a experiência alimentar mais agradável e satisfatória.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais