Afinal, devo ou não raspar a língua pela manhã? Entenda esse novo hábito

Adotar o hábito de raspar a língua pela manhã: um mito ou uma prática benéfica?

A qualidade de vida pode ser afetada por hábitos simples, muitas vezes desconhecidos. Nos dias de hoje, a prática de raspar a língua pela manhã tem ganhado destaque, mas será que realmente é algo a se adotar ou apenas mais um modismo sem comprovação científica?

Raspar a língua pela manhã faz mesmo sentido?

A medicina Ayurveda, que busca o equilíbrio entre corpo, alma e mente, já defende essa prática há tempos. Embora possa parecer estranho para muitos brasileiros, a razão para raspar a língua faz sentido. Já notou que pela manhã a língua costuma ficar coberta por uma camada branca? Então, essa é a saburra lingual, que se não removida pode resultar em complicações. Ao longo do dia, a língua acumula essa saburra que pode causar problemas bucais, gastrointestinais e até mesmo afetar a imunidade do corpo.

Tanto profissionais adeptos da Ayurveda quanto dentistas afirmam que a higiene da língua é tão importante quanto a escovação dos dentes. Isso porque a saburra é um ambiente propício para a proliferação de bactérias e fungos, o que pode gerar inflamações no corpo. Por isso, raspar a língua pela manhã se tornou um hábito altamente recomendado pela medicina Ayurveda, como uma forma de prevenção e promoção da saúde.  Portanto, veja a seguir os seus benefícios.

LEIA MAIS: Está sem energia? Sabote esses 3 hábitos que acabam com a sua rotina!

Os Benefícios de raspar a língua pela manhã

Melhora a digestão

Ao praticar a limpeza lingual, a Ayurveda sugere que isso aumenta o Agni, o fogo digestivo, devido à sensibilidade do paladar. Isso pode levar a uma digestão mais eficiente, prevenindo a sensação de náusea e fadiga após as refeições.

Funciona como um detox diário

Limpar a língua diariamente pode evitar que as toxinas presentes na saburra sejam ingeridas juntamente com os alimentos no café da manhã. Isso ocorre porque, de acordo com a Ayurveda, é essencial minimizar a quantidade de toxinas no corpo e impedir que entrem em contato com os órgãos internos. Portanto, essa prática é considerada uma forma de desintoxicação diária.

Ressalta o sabor dos alimentos

As papilas gustativas localizadas na língua são responsáveis por detectar os diferentes sabores dos alimentos, como amargo, doce, salgado e azedo. No entanto, a presença de saburra lingual pode alterar a sensibilidade gustativa, prejudicando a percepção do paladar. A limpeza da língua pode ajudar a restaurar a sensibilidade gustativa e tornar a experiência alimentar mais agradável e satisfatória.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

 

você pode gostar também