Muitas pessoas acreditam que o intercâmbio só pode ser feito enquanto se está estudando exclusivamente, seja na escola ou na faculdade. Apesar de isso ser mais fácil, é possível também estudar e trabalhar fora em muitos países. Por isso, aqui separamos alguns países em que brasileiros podem estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Então, se isso despertou o seu interesse, confira a seguir!
Como funciona o programa de trabalho e estudo fora?
Esse tipo de intercâmbio é muito interessante para adultos, pois aumentam as chances de alguém realmente poder viver o intercâmbio ao máximo. Porém, o problema é que muitos países aboliram esse sistema pelo medo da imigração ilegal.
Antes, era comum que as pessoas iniciassem com esse programa e, depois de um tempo, não retornassem a seus países de origem, como era acordado. Hoje isso ainda acontece, especialmente em países que permitem o trabalho como home office.
Esse sistema funciona assim: para receber um visto de trabalho legal temporário, é preciso apresentar ao governo um comprovante de que você está também estudando no local, e o emprego apenas ajuda no custo de vida nesse país.
Quais países permitem o visto de estudo e trabalho para brasileiros?
Veja abaixo alguns lugares interessantes para fazer esse tipo de intercâmbio.
1. França
Para os amantes do mundo clássico, a França é uma ótima opção. Os horários de trabalho variam entre 20h e 40h e é preciso comprovar matrícula em uma universidade do país que oferece a residência aos alunos.
Leia mais: 5 moedas mais desvalorizadas do mundo e quanto custa cada uma
2. Irlanda
Um dos países com mais brasileiros fora do Brasil! Além disso, se você quer aprender inglês sem se distanciar muito da cultura do seu país, a Irlanda é perfeita. Lá você não precisa estar matriculado em um curso superior, apenas um curso de línguas já é o suficiente.
3. Alemanha
Na Alemanha não há legislação de limite de horas de trabalho, contanto que isso não prejudique seus estudos. Contudo, esse programa é liberado para no máximo 3 meses.
4. Espanha
Enquanto isso, na Espanha, os trabalhos têm limite de 20 horas semanais e devem estar relacionados ao estudo realizado de alguma forma.
Leia mais: Ferramenta para aprender inglês de graça: veja como usar
5. Estados Unidos
Basicamente existem 3 tipos de programa nos EUA:
- F1: estágio na área de estudo;
- J1: trabalho no campus da universidade em que está estudando;
- M1: trabalham por 6 meses na área após terminar os estudos.
6. Canadá
No Canadá não há tantas proibições e os trabalhos realizados podem durar entre 20h e 40h semanalmente.
7. Argentina
Como há vários acordos entre Argentina e Brasil para intercâmbio de conhecimento, não há muitas restrições. Porém, é preciso ter um documento chamado Código Único de Identificação do Trabalho para ter um emprego legal.
Leia mais: 8 profissões com menos desempregados no Brasil (e pagam bem)
8. Chile
Já no Chile, os únicos trabalhos liberados para brasileiros são os estágios e os não remunerados.
9. África do Sul
Nesse país, os brasileiros que estão estudando no local podem realizar diversos trabalhos, contanto que obedeçam o limite de 20h semanais.
Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando através de outros conteúdos como este aqui no Brazil Greece!
0 comentários