Por longos períodos nos acostumamos a viver com as tomadas de dois pinos. Até que então, a partir de 2011 a tomada de três pinos passou a ser padronizada e obrigatória no Brasil.
Nem todos gostaram da mudança. Na verdade, chegava a ser inconveniente ter, principalmente durante o período de adaptação. Quantas vezes nos vimos comprando um aparelho novo e nos decepcionando ao ver que o seu padrão de tomada era o novo de três pinos?
Mas então, aí vem a questão: essa mudança era realmente necessária? Para que serve afinal esse terceiro pino da tomada?
Na verdade, a resposta vai bem além de um simples fato do cotidiano, envolve também questões de segurança e de funcionamento adequado dos aparelhos eletrônicos. Portanto, confira a seguir!
Afinal, para que serve o terceiro pino da tomada?
Antes de mais nada, já havia estudos a respeito da necessidade do terceiro pino desde a década de 80. Inclusive, na época, havia mais de 8 tipos de tomada no Brasil, pense na confusão!
Então, era comum que os cidadãos usassem adaptadores, já que havia 12 tipos diferentes de entradas para tomadas. Portanto, com um adaptador, tudo parecia ficar mais simples. Mas essa gambiarra não era uma boa opção.
LEIA MAIS: 5 Truques Para Saber Se A Tomada É 110V Ou 220V – Veja E Não Erre Mais!
Ok, mas para que servem os pinos da tomada?
Bem, os dois pinos originais, que ficam nos extremos laterais da tomada, são necessários para fins de condução de energia elétrica. O que já era de se esperar.
Porém, o que acontece é que o terceiro pino veio para fornecer uma maior segurança, já que ele é o que levará para o solo a eletricidade caso ocorra uma descarga elétrica além do esperado. É o que conhecemos como fio-terra.
Como funciona?
O que acontece é que caso ocorra uma descarga anormal, o indivíduo estará seguro contra choques, curto-circuito e outros acidentes elétricos, já que o aparelho será desmagnetizado.
Porém, para que o terceiro pino da tomada exerça a sua real função, é necessário que haja um aterramento, que evita uma interrupção da condução da eletricidade até a terra. Assim como é necessário ter aterramento, é importante também que ele tenha manutenção frequente para que os seus aparelhos durem mais.
Por fim, não retire o terceiro pino da tomada, pois ele é a sua segurança!
Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.
0 comentários