Brazil Greece

»

»

Olhe para sua mesa: 7 passos para identificar um azeite fraudado

| Em 14/05/2024 às 11:15
Freepik.

O azeite de oliva é um dos alimentos mais fraudados globalmente, sendo superado apenas pelo pescado. As fraudes ocorrem pelo alto valor agregado do produto, sua grande demanda e apreciação mundial. Para ajudar a identificar azeites genuínos e evitar os fraudados, aqui estão algumas dicas e informações úteis.

A origem do azeite de oliva e a sua importância para a Grécia

Antes de mais nada, não é só no Brasil e em Portugal que esse produto é um dos preferidos da população. Na verdade, o azeite de oliva é um dos produtos mais icônicos da Grécia. Além disso, a sua origem remonta a milhares de anos. Os gregos antigos foram os primeiros a cultivar oliveiras e a produzir azeite, utilizando-o não apenas na culinária, mas também em rituais religiosos e como produto de beleza.

Esse produto desempenhou um papel fundamental na economia e na cultura grega. Além de ser uma fonte de alimento e de renda, o azeite era valorizado por suas propriedades medicinais e era considerado sagrado. A produção de azeite também influenciou a organização social e política, contribuindo para o desenvolvimento de cidades-estado prósperas.

Com o tempo, o conhecimento sobre o cultivo de oliveiras e a produção de azeite se espalhou para outras regiões do Mediterrâneo, como Itália, Espanha, Portugal e Norte da África. A expansão do Império Romano também contribuiu para a disseminação do azeite de oliva, tornando-o um produto essencial em muitas culturas ao redor do mundo.

E hoje, seus efeitos e benefícios já são conhecidos pelo mundo, o que faz com que dificilmente esse produto falte na mesa do brasileiro.

Leia mais: Por que a dieta de Creta está intrigando a Universidade de Yale? Grego diz

Mas, por que hoje em dia há problema com fraude de azeite falsificado?

Com os altos preços do produto, golpistas encontraram a oportunidade ideal para fraudar o produto. As fraudes em azeites ocorrem quando outros óleos, como de amêndoas, nozes ou frutas, são adicionados ao azeite de oliva sem essa informação estar explícita no rótulo. Porém, o azeite puro deve ser o suco direto da azeitona, sem adições ou misturas.

Como identificar um azeite falsificado?

A boa notícia é que há algumas técnicas para evitar que você caia no golpe. Portanto, confira algumas dicas a seguir!

Sensorialidade do azeite

A qualidade de um azeite pode ser percebida por suas características sensoriais. Assim, um azeite de oliva de qualidade tem um sabor frutado, picante e amargo. Além disso, a sensação de frescor e notas de verde e clorofila são indicativos de um produto de qualidade.

Data de fabricação e validade

Azeites são melhores quando jovens. Portanto, opte por comprar azeites mais novos e com validade de até 2 anos. A data de fabricação e a validade podem ser encontradas no rótulo do produto.

Armazenamento

Azeites sempre ficar longe da luz e do calor. Verifique se a garrafa é de vidro escuro, o que ajuda a preservar as características do azeite.

Lacre e embalagem

A embalagem deve estar devidamente lacrada e sem entrada de ar para garantir que o azeite mantenha suas propriedades.

Leia mais: Qual é o melhor azeite do Brasil? Veja o ranking!

Preço

Desconfie de preços muito abaixo da média de mercado. Azeites de qualidade geralmente têm um preço mais elevado devido ao processo de produção e ao valor agregado.

Compras a Granel

Evite comprar azeite a granel, pois não há garantias de qualidade ou procedência.

Alertas e ações do governo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recomenda atenção a preços baixos e sugere consultar a lista de produtos irregulares apreendidos. A Operação Getsêmani, por exemplo, apreendeu 104 mil litros de azeite fraudado, resultando em um prejuízo significativo.

Ou seja, identificar um azeite de oliva puro exige atenção a detalhes que vão desde a análise sensorial até a verificação de embalagens e rótulos. Então, com a crescente ocorrência de fraudes, torna-se essencial estar informado e vigilante para garantir a qualidade do azeite que chega à sua mesa. E aí, agora você já sabe o que fazer para identificar um azeite fraudado?

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest