A Grécia é um país de riqueza inestimável, tanto pela história quanto sua contribuição à cultura e ao patrimônio mundial. Berço da civilização ocidental, oferece uma janela para o passado. Por isso, além das paisagens deslumbrantes e ruínas milenares, não é de se espantar que hajam tantos Patrimônios da Humanidade na Grécia.
Só para ilustrar, o país abriga 15 sítios reconhecidos pela Unesco. Aqui, vamos saber quais são e, ainda, um pouco da história e características daqueles que estão entre os mais visitados.
Acrópole de Atenas
A Acrópole de Atenas, inegavelmente, um dos mais significativos Patrimônios da Humanidade na Grécia, ergue-se majestosa sobre a cidade. O complexo de edifícios antigos, dominado pelo Parthenon, é testemunho da sabedoria e arte da Grécia Antiga.
O Parthenon, dedicado à deusa Atena, é conhecido por sua imponente arquitetura dórica e jônica. Ainda, suas esculturas intricadas que representam cenas mitológicas e históricas.
Servindo historicamente como fortificação militar, centro político e santuário religioso, a Acrópole reflete influências das artes egípcia e persa. Por isso, continua a ser um símbolo da genialidade grega.
Situada no coração da capital, a Acrópole domina o horizonte de Atenas, oferecendo uma janela para a rica história do país e sua contínua influência na cultura mundial.
Leia mais: 6 amuletos gregos que prometem trazer sorte para a sua vida
Delfos é um dos Patrimônios da Humanidade na Grécia
Delfos, conhecido pelos antigos gregos como o “umbigo do mundo”, é um sítio arqueológico de grande importância religiosa e política. Só para ilustrar, o local abriga o famoso Oráculo de Delfos, no Templo de Apolo, onde a pitonisa transmitia as profecias do deus.
As ruínas do templo, juntamente com o teatro e o estádio, são testemunhos do poder e influência que Delfos exerceu sobre o mundo antigo.
Considerado o centro do mundo na Grécia Antiga, era um destino para aqueles que buscavam conselhos e previsões. Aliás, mantém-se hoje como um símbolo da genialidade e da arte grega.
As estruturas remanescentes, como o Templo de Apolo, evocam a história e o legado cultural que continuam a fascinar o mundo.
Meteora
Meteora é um conjunto de mosteiros construídos sobre pilares de rocha de arenito, portanto, ofereciam um local seguro e isolado para os monges otomanos. Ainda que apenas seis dos 24 mosteiros originais permanecem, dá para ver a arquitetura impressionante e a beleza natural do entorno.
Os Mosteiros de Meteora são, principalmente, um espetáculo para os olhos e o espírito. A combinação da arquitetura monástica com a beleza natural do entorno faz deles um dos sítios mais fascinantes da Grécia.
Aliás, vale ressaltar que Meteora significa “suspenso no ar”, é um complexo de mosteiros construídos sobre pilares de rocha de arenito. E, não haveria nome mais apropriado para o local.
Leia mais: Viagem zen! 5 destinos perfeitos para seu descanso mental
Um dos Patrimônios da Humanidade mais importantes da Grécia é o Monte Athos
O Monte Athos é uma península que abriga 20 mosteiros greco-ortodoxos, sob o governo de um Conselho Teocrático da Igreja Ortodoxa Grega. Conhecido como a “Montanha Sagrada”, é um local de profunda espiritualidade e tradição. Ademais, um centro importante do monasticismo ortodoxo oriental.
De modo geral, trata-se de um estado monástico autônomo dentro da Grécia. Portanto, o acesso é restrito, preservando assim a tranquilidade e a santidade do local.
Tessalônica
Por fim, a cidade de Tessalônica é um verdadeiro mosaico cultural, com seus monumentos paleocristãos e bizantinos. A Rotunda de Galério, a Igreja de São Demétrio e as muralhas da cidade são apenas alguns exemplos da riqueza histórica que oferece.
Leia mais: Há outro Grand Canyon fora dos EUA e quase ninguém conhece
Outros Patrimônios da Humanidade na Grécia
Além dos que já comentamos, existem outros 10 sítios reconhecidos pela Unesco no país, sendo eles:
- Phythagoreion e Heraion de Samos
- Delos
- Mystrás
- Sítio Arqueológico de Olímpia
- Monastérios de Daphi, Hossios Luckas e Nea Mon
- Sítio Arqueológico de Vergina
- Estádio Panathinaiko (Atenas)
- Sítio Arqueológico de Epidaurus
- Cidade Medieval de Rodes
- Templo de Apolo em Bassae
Estes são apenas alguns dos locais que demonstram a importância histórica da Grécia para a humanidade. Portanto, certamente, valem uma visita para conhecer tudo isso de perto.
0 comentários