O processo de conhecer melhor a si mesmo é de extrema importância para adquirir mais segurança e tomar decisões de forma consciente e assertiva. Esse processo é chamado de autoconhecimento e consiste em uma investigação individual sobre si mesmo, visando compreender melhor comportamentos e sentimentos, auxiliando assim no desenvolvimento da autoconfiança.
No entanto, existem várias maneiras de se conhecer melhor. Você pode passar mais tempo sozinho, iniciar um novo hobby e, talvez, a forma mais simples seja fazer perguntas autorreflexivas sobre si mesmo. Com isso em mente, separamos algumas dessas perguntas que podem ajudá-lo nesse processo de autoconhecimento. Confira a seguir!
3 perguntas que você deveria fazer a si mesmo
Qual característica gosto mais em mim?
Essa é uma ótima pergunta para auxiliar nesse processo, pois nos leva a refletir sobre as qualidades que possuímos, muitas vezes esquecidas. Afinal, é comum que tenhamos uma tendência a focar mais nos pontos negativos de nossa personalidade do que nos aspectos positivos.
Dedique um tempo para refletir sobre aquilo que você gosta em si mesmo e, se tiver dificuldade, peça a alguém de sua confiança para mencionar coisas que essa pessoa aprecia em você.
LEIA MAIS: Cientistas finalmente desvendaram o mistério dos buracos no fundo do mar
Por que certas coisas me afetam?
Ao nos depararmos com situações que não nos agradam, é normal que nem sempre reajamos da mesma forma. No entanto, cada um de nós tem sua própria maneira de lidar com os momentos negativos da vida, e o que importa é entender por que determinada situação te afetou. Às vezes, a resposta está em nossa infância ou em algum trauma vivido no passado.
Portanto, quando você tiver uma reação negativa em relação a uma situação, é fundamental fazer uma reflexão para buscar a raiz do problema e, assim, compreender melhor a si mesmo.
LEIA MAIS: 3 lições de vida de Aristóteles que você deveria seguir
Pelo que sou grato?
O autoconhecimento também está relacionado à autoconsciência, ou seja, à capacidade de se tornar o objeto de sua própria atenção. Quando paramos para refletir sobre as pequenas coisas pelas quais somos gratos em nossa rotina agitada, aumentamos nossa percepção sobre nós mesmos e começamos a valorizar mais as pequenas ações que realizamos.
Gostou dessas dicas? Então não deixe de conferir mais artigos como esse no site Brazil Greece!
0 comentários