Brazil Greece

»

»

Placa tectônica já está rachando: veja os impactos no Brasil

| Em 03/03/2024 às 15:41
Freepik.

Muito se tem falado recentemente da rachadura na Placa Tectônica do Pacífico e do movimento da Placa Sul-Americana, que está se afastando gradualmente da Placa Africana. Isso levanta dúvidas sobre possíveis reflexos no Sul do Brasil, especialmente em Santa Catarina. Porém, a revista Geophysical Research Letters publicou informações sobre essa rachadura no Pacífico. Portanto, a seguir abordaremos sobre os impactos da rachadura da placa tectônica no Brasil.

Entendendo as Placas Tectônicas

Antes de mais nada, só para você entender melhor, o nosso planeta é composto por grandes blocos rochosos chamados placas tectônicas. Eles se movimentam lentamente sobre uma camada menos rígida de rochas chamada astenosfera. Assim, esses movimentos ocorrem devido a correntes de convecção no manto terrestre, onde o material aquecido tende a subir, esfriar e depois descer, assim criando um ciclo contínuo. Além disso, a velocidade desse deslocamento varia entre 1 e 10 centímetros por ano.

Ademais, existem três principais tipos de limites de placa: divergentes, onde as placas se afastam uma da outra; convergentes, onde se aproximam e colidem; e transformantes, onde deslizam lateralmente uma em relação à outra.

Leia mais: Placa tectônica começa a rachar, segundo pesquisa: veja onde fica

A placa tectônica e o Brasil

Já sabemos que o Brasil se localiza no centro da Placa Sul-Americana, uma das maiores em tamanho e espessura. Então, esta posição geográfica nos coloca longe dos limites de placas, o que nos faz quase imunes a atividades sísmicas intensas. No entanto, o movimento dessa placa, ainda que lento, pode ter implicações significativas a longo prazo.

Primeiro, a Placa Sul-Americana está se movendo gradualmente para oeste, afastando-se da Dorsal Mesoatlântica. Então, isso significa que, ao longo de milhões de anos, o Brasil tem se deslocado em relação a outros continentes, como a África.

Além disso, devido à sua localização central na placa, o Brasil tem uma baixa incidência de terremotos de grande magnitude. Assim, os terremotos que ocorrem são geralmente de baixa intensidade e raramente causam danos significativos.

Ademais, só para se ter uma ideia da estabilidade geológica do país, o relevo brasileiro é formado em grande parte por terrenos antigos, sendo rico em recursos naturais. Isso nada mais é do que um reflexo direto da longa estabilidade geológica local.

Leia mais: Furacões ganham força e nova categoria 6 deve ser criada

Qual o impacto da rachadura na placa tectônica do Pacífico no Brasil?

Até o momento, não existem estudos que comprovem impactos diretos da rachadura encontrada na Placa Tectônica do Pacífico e do afastamento da Placa Sul-Americana na geografia do Brasil. Porém, a natureza destes fenômenos é imprevisível. Embora esses movimentos não tenham causado impacto direto nos terremotos que já ocorreram em Santa Catarina, eles indicam que a estrutura do planeta está em constante mudança. Portanto, não se pode descartar totalmente a possibilidade de novos eventos geológicos no Brasil, como terremotos raros, devido a essas dinâmicas tectônicas​

Assim, mesmo que o Brasil esteja relativamente seguro em relação a eventos sísmicos intensos devido à sua posição nas placas tectônicas, é importante continuar monitorando esses movimentos. Isso porque a geologia é uma ciência em constante evolução. Então, novas descobertas podem nos ajudar a entender melhor como os movimentos das placas afetam nosso país e o mundo.

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários