Brazil Greece

»

»

Pode tomar remédio com leite? Corta o efeito? A ciência responde – Confira!

| Em 11/09/2022 às 11:15

Todo mundo já tomou um remédio de vez em quando. Seja para aquela dor chata, seja para um outro desconforto ou até mesmo para tratar alguma doença crônica, as pílulas já fazem parte do nosso cotidiano. Porém, eventualmente pode ser que você já tenha tomado remédio com leite. Mas, pode tomar remédio com leite?

Bem, não podemos negar que o leite é um alimento delicioso, além de ser rico em cálcio, possui vários outros benefícios. Tudo bem que nem todo mundo pode tomar derivados de laticínios, mas, será que tem benefícios fazer a ingesta dele junto com outras medicações?

O leite e as medicações

Bem, como dissemos acima, o leite é uma substância rica em cálcio. Então, por isso, acredita-se que esta bebida possa reduzir os efeitos de alguns medicamentos, principalmente quando trata-se de alguns antibióticos e suplementos de ferro. Por isso, se você também tem essa dúvida, se pode tomar remédio com leite, confira o artigo na íntegra e saiba mais!

Pode tomar remédio com leite?

Medicamentos que devem ser ingeridos por via oral precisam cumprir alguns requisitos mínimos para que façam o efeito esperado. Por exemplo, eles precisam ser absorvidos através do trato digestivo para que possam ser eficazes no desempenho de suas funções.

Dessa forma, a medicação cairá na corrente sanguínea e, em seguida, será enviada até o local que sofreu a injúria ou lesão.

O que pode interferir na absorção de um medicamento?

Porém, existem alguns fatores que podem afetar a capacidade do corpo humano de absorver alguns tipos de medicamentos.

Por exemplo, a acidez estomacal, o elevado teor de gordura, assim como a falta de alguns nutrientes são alguns dos fatores relevantes para essa dificuldade mencionada acima. Para além destes, encontra-se o leite.

Por ser um alimento muito rico em cálcio, o leite pode reduzir o efeito de certos medicamentos, principalmente remédios usados no tratamento de afecções e doenças da tireoide, além de interferir na ação de alguns antibióticos e na absorção de suplementos de ferro.

Alguns dos mais comuns incluem: Levotiroxina (remédio para tireoide);  Levofloxacina, Norfloxacino, outras quinolonas em geral e Tetraciclina (antibióticos). Porém, é válido salientar que esta lista não está completa, e cada medicamento necessita de mais informações.

LEIA MAIS:

O motivo está nas moléculas de cálcio presentes na substância. Elas conseguem se ligar às moléculas dos remédios, fazendo com que a absorção deles se torne mais difícil de ocorrer no estômago, principalmente se a bebida foi ingerida até duas horas antes, ou até 2 horas após ser tomado o medicamento.

Em vista disso, também não é aconselhado comer queijo, iogurtes, sorvetes e alimentos com um teor elevado de substância láctea, uma vez que possuem elevado teor de cálcio, obtiveram resultados semelhantes ao do leite.

Por isso, procure sempre seguir as instruções escritas na embalagem do medicamento e não se esqueça de perguntar ao farmacêutico e o médico, caso julgue necessário. Além disso, dê preferência à água na hora de ingerir o medicamento!

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

 

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest