Brazil Greece

»

»

Pode tomar remédio com leite? Corta o efeito? A ciência responde – Confira!

| Em 11/09/2022 às 11:15

Todo mundo já tomou um remédio de vez em quando. Seja para aquela dor chata, seja para um outro desconforto ou até mesmo para tratar alguma doença crônica, as pílulas já fazem parte do nosso cotidiano. Porém, eventualmente pode ser que você já tenha tomado remédio com leite. Mas, pode tomar remédio com leite?

Bem, não podemos negar que o leite é um alimento delicioso, além de ser rico em cálcio, possui vários outros benefícios. Tudo bem que nem todo mundo pode tomar derivados de laticínios, mas, será que tem benefícios fazer a ingesta dele junto com outras medicações?

O leite e as medicações

Bem, como dissemos acima, o leite é uma substância rica em cálcio. Então, por isso, acredita-se que esta bebida possa reduzir os efeitos de alguns medicamentos, principalmente quando trata-se de alguns antibióticos e suplementos de ferro. Por isso, se você também tem essa dúvida, se pode tomar remédio com leite, confira o artigo na íntegra e saiba mais!

Pode tomar remédio com leite?

Medicamentos que devem ser ingeridos por via oral precisam cumprir alguns requisitos mínimos para que façam o efeito esperado. Por exemplo, eles precisam ser absorvidos através do trato digestivo para que possam ser eficazes no desempenho de suas funções.

Dessa forma, a medicação cairá na corrente sanguínea e, em seguida, será enviada até o local que sofreu a injúria ou lesão.

O que pode interferir na absorção de um medicamento?

Porém, existem alguns fatores que podem afetar a capacidade do corpo humano de absorver alguns tipos de medicamentos.

Por exemplo, a acidez estomacal, o elevado teor de gordura, assim como a falta de alguns nutrientes são alguns dos fatores relevantes para essa dificuldade mencionada acima. Para além destes, encontra-se o leite.

Por ser um alimento muito rico em cálcio, o leite pode reduzir o efeito de certos medicamentos, principalmente remédios usados no tratamento de afecções e doenças da tireoide, além de interferir na ação de alguns antibióticos e na absorção de suplementos de ferro.

Alguns dos mais comuns incluem: Levotiroxina (remédio para tireoide);  Levofloxacina, Norfloxacino, outras quinolonas em geral e Tetraciclina (antibióticos). Porém, é válido salientar que esta lista não está completa, e cada medicamento necessita de mais informações.

LEIA MAIS:

O motivo está nas moléculas de cálcio presentes na substância. Elas conseguem se ligar às moléculas dos remédios, fazendo com que a absorção deles se torne mais difícil de ocorrer no estômago, principalmente se a bebida foi ingerida até duas horas antes, ou até 2 horas após ser tomado o medicamento.

Em vista disso, também não é aconselhado comer queijo, iogurtes, sorvetes e alimentos com um teor elevado de substância láctea, uma vez que possuem elevado teor de cálcio, obtiveram resultados semelhantes ao do leite.

Por isso, procure sempre seguir as instruções escritas na embalagem do medicamento e não se esqueça de perguntar ao farmacêutico e o médico, caso julgue necessário. Além disso, dê preferência à água na hora de ingerir o medicamento!

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

 

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários