Brazil Greece

»

»

Por que a dieta de Creta está intrigando a Universidade de Yale? Grego diz

| Em 13/05/2024 às 17:10

Você sabia que Creta é o berço da dieta mediterrânea?

Os palestrantes do 1º Simpósio Internacional Gastronômico e Cultural da Universidade de Yale, realizado de 3 a 5 de maio em Heraklion, destacaram o valor da dieta cretense para a saúde e o meio ambiente, enfatizando a necessidade de cultivar uma cultura alimentar adequada desde tenra idade, além das vantagens da dieta cretense como base para a dieta mediterrânea.

Assim, os especialistas do Yale destacaram que a dieta mediterrânea, moldada ao longo de milhares de anos nos países da bacia do Mediterrâneo, onde a oliveira cresce, evoluiu nos últimos anos de uma alimentação saudável para um modelo alimentar sustentável, pois é principalmente baseada em plantas.

Por exemplo, uma oliveira absorve 10 vezes mais dióxido de carbono do que emite. No entanto, a dieta mediterrânica não nega nada. É uma dieta muito aberta, permite tudo, mas com moderação.

Por sua vez, Prisco Priscitelli (Cátedra UNESCO em Educação para a Saúde e Desenvolvimento Sustentável) falou sobre como cada país pode adotar a dieta mediterrânea, incorporando ao seu modelo alimentar produtos locais ricos em polifenóis, fibras vegetais e gorduras benéficas.

Anteriormente, vários especialistas analisaram as propriedades benéficas do azeite de oliva, ingrediente principal da dieta mediterrânica e da cozinha cretense.

Leia mais: Dono da sua própria ilha? Esta ilha à venda pode ser seu próximo retiro exclusivo

Mas o que é a dieta mediterrânea?

Antes de mais nada, a comida apreciada aqui em Creta é muitas vezes parte da famosa Dieta mediterrânea, com seus benefícios de saúde conhecidos. Por exemplo, bastante azeite usado para cozinhar, mergulhar o pão no azeite e derrama-lo liberalmente sobre saladas e peixes. Além de uma abundância de frutas e legumes frescos, batatas e nozes

Por último, eles discutiram os benefícios da dieta mediterrânea.

A dieta mediterrânea está associada a numerosos benefícios para a saúde:

Saúde do coração

Está ligada a um menor risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais devido ao seu foco em gorduras saudáveis, como as encontradas no azeite de oliva e nas nozes.

Controle de peso

A dieta é rica em frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras, o que pode ajudar no controle de peso e reduzir o risco de obesidade.

Prevenção do câncer

Alguns estudos sugerem que a dieta mediterrânea pode reduzir o risco de certos tipos de câncer, especialmente o colorretal e o de mama, devido à abundância de antioxidantes e alimentos ricos em fibras.

Melhoria da função cognitiva

Pesquisas indicam que aderir a uma dieta no estilo mediterrâneo pode apoiar a saúde cerebral e reduzir o risco de declínio cognitivo e doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer.

Leia mais: O lugar que parece uma Ilha Grega, mas está bem mais perto de você

Longevidade é um dos benefícios da Dieta Mediterrânea

As populações em regiões mediterrâneas historicamente desfrutaram de uma vida mais longa, e frequentemente citam a dieta mediterrânea como um fator contribuinte.

Controle do diabete

O foco da dieta em alimentos integrais, gorduras saudáveis e carboidratos ricos em fibras pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir o risco de diabete tipo 2.

Leia mais: Criação de Zeus? Veja a comida grega cheia de benefícios desde a Grécia antiga

Redução da inflamação

O alto consumo de frutas, legumes e azeite de oliva na dieta está associado a níveis mais baixos de inflamação no corpo, o que pode contribuir para a saúde geral e o bem-estar.

No geral, a dieta mediterrânea é considerada um dos padrões alimentares mais saudáveis devido ao seu foco em alimentos integrais e minimamente processados e à sua capacidade de promover vários aspectos da saúde e do bem-estar.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest