Brazil Greece

»

»

Por que brindamos com champanhe no Ano Novo?

| Em 30/12/2023 às 17:34
Freepik.

O ano novo é uma época de celebração e festividade ao redor do mundo. Uma das tradições mais populares é abrir garrafas de champanhe para brindar à chegada do novo ano. Mas por que essa bebida espumante se tornou tão emblemática nessa ocasião? Você sabe por que brindamos com champanhe no final do ano?

Como surgiu a tradição?

Ao longo dos séculos, o champanhe se tornou sinônimo de comemorações e celebrações. Sua origem remonta à região de Champagne, na França, onde a bebida começou a ser produzida no século XVII. A região de Champagne é conhecida por seu clima frio, que proporciona as condições ideais para o cultivo das uvas utilizadas na produção do champanhe.

Leia mais: Não podem faltar! 4 frutas que dão sorte na Ceia de Ano Novo

Por que brindamos champanhe nas festas de Ano Novo?

Antes de mais nada, há mais de uma explicação. Primeiro, uma das teorias para explicar por que se tornou tão popular nas festas de ano novo está relacionada ao seu processo de produção. Isso porque a bebida passa por uma segunda fermentação na garrafa, o que resulta na formação de bolhas de gás carbônico. Essas borbulhas criam uma sensação de efervescência e festividade, tornando o champanhe a escolha perfeita para brindar a ocasião especial do ano novo.

Além disso, essa bebida associa-se frequentemente a luxo e elegância. Sua garrafa distintiva, com uma rolha de cortiça e uma gaiola de arame, confere um ar de sofisticação à bebida. Inclusive, a abertura de uma garrafa de champanhe é um momento de expectativa e emoção, com a rolha voando e o líquido borbulhante jorrando. Assim, essa explosão de alegria é ideal para celebrar o início de um novo ano cheio de esperança e promessas.

Outro fator que contribui para a associação entre champanhe e ano novo é a tradição de brindar. Brindar é uma forma de celebrar e compartilhar a alegria com amigos e familiares. O champanhe é a bebida perfeita para esse ritual, pois sua efervescência e sabor único tornam cada brinde ainda mais especial.

Por fim, há uma crença de que o ato de abrir uma garrafa de champanhe no ano novo traz boa sorte e fortuna para o próximo ano. Essa superstição pode ser atribuída ao fato de que ele era uma bebida apreciada pela nobreza e pela elite e seu consumo estava associado a momentos de celebração e prosperidade.

Porém, apesar da tradição, muitas pessoas optam por celebrar com outras bebidas alcoólicas ou até mesmo com sucos e refrigerantes. Então, não importa a bebida, o importante é brindar à chegada do novo ano com alegria e esperança.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários