Dicas

Por que é melhor ser solteiro? A ciência explica

Por que é melhor ser solteiro? A ciência explica
By     -   On

Você faz parte do grupo de pessoas que vive em busca da cara metade? Mas, por algum motivo, esse alguém ainda não chegou? Pois, não se preocupe! A ciência tem explicações bem convincentes de por que é melhor ser solteiro?

Mas, de onde vem isso? De dados que o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) trouxe. Só para ter uma ideia, temos 63 milhões de pessoas casadas no Brasil e, nada menos, que 81 milhões de solteiros e solteiras!

E por que tanta gente solteira? Principalmente, a mudança de perspectiva! Dito de outra maneira, as pessoas vem preferindo o caminho da solteirice aos relacionamentos, ao menos, de longo prazo.

A ciência mostra por que é melhor ser solteiro

Segundo publicação da revista Insider, há motivos científicos que mostrar vantagens reais em ser solteiro ou solteira. Por exemplo, fortalecer conexões pessoais e, sobretudo, cultivar uma vida mais independente e feliz.

1. Maior autonomia e autoconhecimento

Normalmente, quando você está em um relacionamento, é comum que parte de sua identidade se relacione ao parceiro e às dinâmicas da relação. Por isso, ser solteiro permite se concentrar mais em si, em seus objetivos pessoais e desenvolvimento de uma identidade independente.

2. Ser solteiro pode significar fazer melhor no trabalho porque abre mais oportunidades

A carreira profissional é um aspecto importante da vida de muitas pessoas, e ser solteiro pode trazer vantagens significativas nesse aspecto. Principalmente, pela flexibilidade e disponibilidade para aproveitar oportunidades profissionais.

Por exemplo, aceitar emprego em uma cidade diferente, participar de eventos de networking ou se comprometer com projetos empolgantes no trabalho.

3. Melhor situação financeira pode ser um dos motivos por que é melhor ser solteiro

Embora se tenha a noção de que os solteiros são atingidos com mais força pelos custos de vida, estudos mostram que podem estar em uma posição financeira mais sólida.

Só para exemplificar, dados de debt.org, mostram que pessoas solteiras têm menor probabilidade de ter dívidas no cartão de crédito em comparação com casais. Além disso, não precisam considerar as finanças de um parceiro ao tomar decisões financeiras.

Leia mais: 5 objetos da sua casa que podem bloquear o seu sucesso

4. Antes só do que mal acompanhado(a)

Sem dúvidas, um dos melhores motivos por que é melhor ser solteiro é não ter, ao seu lado, uma pessoa tóxica. Ainda que a solidão seja um desafio emocional, um namoro pode ser cansativo.

A necessidade de considerar o futuro do relacionamento e a dinâmica de poder e autonomia geram tensões. Além disso, muita gente acaba em relacionamentos errados por medo da solidão. Consequentemente, se colocam em um nível ainda maior de estresse emocional.

5. Manter amizades

Não que namorar signifique se afastar das amizades, mas infelizmente, alguns relacionamentos fazem isso. Por isso, uma das coisas por que é melhor ser solteiro é manter as amizades sólidas.

Quem está fora de relacionamentos tende a ter mais atenção aos amigos e à família do que os demais. Dito de outra maneira, enquanto aqueles em relacionamentos românticos investem boa parte do tempo nos parceiros, as amizades podem ser negligenciadas.

6. Por que é melhor ser solteiro? Você tem mais espaço para pensar

Ser solteiro oferece espaço precioso para reflexão e autoconhecimento. Assim, a pessoa pode se concentrar mais em suas próprias necessidades e desejos sem influências externas. Essa liberdade de escolha é fundamental para entender o que realmente queremos e quem queremos ser.

7. Pessoas solteiras se ajustam melhor a situações em que precisam ser independentes

A independência é uma habilidade vital em nossas vidas, e uma das razões por que é melhor ser solteiro é desenvolvê-la de maneira significativa. Ou seja, quanto mais autossuficientes são as pessoas solteiras, menos provável é que experimentem emoções negativas.

Leia mais: 5 signos mais sedutores do horóscopo segundo a astrologia

8. Mais tempo para atividades físicas

Por fim, pessoas solteiras tendem a ser mais ativas fisicamente do que aquelas em relacionamentos (embora haja muitos casais que se cuidem juntos). Ou seja, ser solteiro proporciona mais tempo para se dedicar à atividade física. Isso vale para academia, caminhar com o cachorro ou se inscrever em aulas de dança.

Ainda não encontrou a metade da laranja? Não se preocupe, pois como a própria ciência mostra, há motivos sólidos pelos quais é melhor ser solteiro. Mas, lembre-se de que não há regras, portanto, estar com alguém que lhe faça sentir-se bem também é mais do que válido!

Luciana Gomides

Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.