Brazil Greece

»

»

Por que os vinhos que nossos bisavôs bebiam eram diferentes dos nossos?

| Em 18/06/2023 às 09:30

Exatamente nos anos de 1860 e 1960 houveram grandes mudanças para os produtores de vinhos. Ambas iniciando na cidade de Bordeaux, a produção e perfis de vinhos sofreram alterações. Portanto, a seguir, conheça o motivo da diferença entre os vinhos que nossos bisavós consumiam e os nossos.

Bordeaux

Palco de grandes mudanças geradas em produção e perfil de vinhos, Bordeaux é o centro de uma famosa região vinícola francesa. Com pontos turísticos e passeios, permitindo dormir em uma vinícola, é um atrativo e tanto aos amantes de vinho.

Em 1860 a primeira grande mudança foi o surgimento da praga Filoxera. Já em 1960 ocorreu a implementação dos estudos, em prática, que destrincharam fenômenos envolvendo fases da vinificação.

A filoxera é um inseto sugador que apresenta formas diferentes de acordo com a época do ano. Além disso, pode causar severos danos em videiras. Isso acontece em razão do seu comportamento e ciclo de vida.

Então, em 1860, após agricultores perceberem que o motivo de suas vinhas definharem era o alastramento da praga, grandes buscas por controle foram feitas. Passou-se a usar, de forma eficaz, a enxertia, que unia duas partes da planta, à porta-enxerto, a qual era resistente à filoxera e o enxerto desejado.

Mantendo as desejáveis características das uvas e protegendo contra a praga, a enxertia, por sua vez, acabou alterando o perfil dos vinhos. A interação com o solo feita pelo porta-enxerto influenciaria no desenvolvimento das uvas e com isso, afetaria o perfil dos vinhos, diferenciando assim o pré e pós filoxera.

LEIA MAIS: Bom para o seu bolso e gostoso! Os melhores vinhos custo-benefício de 2023

Novos estudos

Em 1960, a Universidade de Bordeaux, no Instituto de Enologia, começou a produzir e praticar seus estudos envolvendo as fases da vinificação. Responsável por grandes avanços na vitivinicultura, de novas técnicas de cultivo a cubas que possuam controle da temperatura, a diferença de qualidade, atualmente, é sentida.

Se existentes há mais tempo, tais técnicas teriam salvado muitas safras de se transformar em vinagre e poupariam tantos esforços feitos por seus produtores.

LEIA MAIS: Afinal, qual a diferença entre o vinho reserva e reservado?

Atualmente

É fato que mudanças significativas ocorreram e a conservação, preservação e produção dos vinhos evoluíram. Para melhor ou para pior, os vinhos não são mais os mesmos que nossos bisavós bebiam, graças às pesquisas avançadas e à tecnologia.

E ai, gostou? Para não perder nenhuma dica incrível como essa, acesse o site do Brazil Greece e fique por dentro de tudo.

 

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

Tags: bebidas | vinho

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest