Se tratando de segurança, os cadeados são extremamente úteis, não é mesmo? Eles podem ser encontrados nos mais diversos tamanhos, cores e materiais, o que permite que sejam utilizados em diferentes situações.
Porém, apesar de tantas variações, existe algo que todos possuem em comum: um furinho. Muitos desconhecem a utilidade do furo no cadeado, um detalhe aparentemente padrão. Abaixo, explicaremos por que todo cadeado possui esse furo.
Cadeado bom tem que ter furo
Por mais que muitas pessoas criem diversas teorias para explicar esse furinho, a resposta é bem simples: lubrificação. Isso mesmo, essa parte pequena e quase imperceptível pretende manter as engrenagens do cadeado bem lubrificadas. Isso porque ele permite que toda água que passe pelo seu mecanismo escorra, evitando acúmulos no interior dessas trancas.
Por esse motivo, acaba sendo extremamente útil para impedir travamentos, o que prolonga bastante a vida útil desses objetos. Inclusive, ao se deparar com um, pode esquecer de enfiar um arame ou algo pontudo para tentar destravá-lo, pois não é por aí que esse processo é feito.
Ainda assim, sempre que precisar de um desses, aposte naqueles com essa configuração, sobretudo se o objetivo for deixá-lo em uma área externa.
LEIA MAIS: ESTA é a parte do corpo humano que a Inteligência artificial mais sofre para criar
Como escolher um bom cadeado?
Na hora de escolher uma maçaneta para a porta, as pessoas costumam ser bem criteriosas. Por outro lado, acabam sendo negligentes com os cadeados, onde geralmente procuram por opções mais baratas. Porém, esse é um item extremamente importante para a segurança de um lar ou de um objeto, como uma bicicleta.
Logo, é muito importante avaliá-los bem, sempre considerando seus tamanhos e materiais utilizados.
Aqueles com cabos de aço, por exemplo, são indispensáveis para bikes, pois evitam os furtos rápidos que costumam ocorrer com esses veículos. Já aqueles com segredo, são excelentes para malas, visto que oferecem bastante praticidade.
Ademais, deve-se considerar as condições a que eles estão expostos. Alguns podem ser utilizados para guardar equipamentos de TI, por exemplo, e, portanto, podem enfrentar temperaturas mais altas. Nesse sentido, apostar no Urban pode ser o necessário, pois o seu revestimento é menos vulnerável a essas extremidades.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários