Você já imaginou viajar para o exterior e, ao chegar, descobrir que não tem seu passaporte com você? Um baita desespero, né? Mas, saiba que isso pode acontecer facilmente se puser o documento no lugar errado. Em outras palavras, guardar o passaporte na bagagem de mão.
Embora não seja o mais recomendável, trata-se de um erro muito comum. E, aqui, vamos te contar por que deve evitá-lo ao máximo!
Tudo começa no despacho de portão
Antes de tudo, você sabe o que é despacho no portão? Trata-se daquele momento em que você precisa entregar a bagagem de mão para a equipe do aeroporto no momento do embarque. Isso geralmente ocorre porque não há espaço suficiente no compartimento superior do avião.
Uma situação frequente, principalmente em voos cheios ou quando você embarca por último. De modo geral, sua bagagem de mão vai para o porão e, para isso, recebe a etiqueta até o destino. E só lá você pega de volta, já na esteira.
Já deu para sentir o drama, né? Se colocou o passaporte na sua bagagem de mão, não terá seu documento mais importante quando chegar ao controle de fronteira. Um momento que, a princípio, ocorre antes da área de retirada de bagagem no aeroporto. Em suma, sem ele, você provavelmente nem entra no país.
Leia mais: 10 destinos mais acolhedores do Brasil, segundo a Booking
E o que fazer se guardar o passaporte na bagagem de mão?
A gente sabe que, por mais que a pessoa seja cuidadosa, o momento do embarque é sempre uma correria. Por isso, ninguém se isenta da possibilidade de, sem querer, despachar a bagagem com o passaporte dentro. Mas, e aí, o que fazer nestas situações?
Primeiramente, informe um representante de atendimento ao cliente da companhia aérea assim que desembarcar. Ou seja, logo no portão de saída. Em alguns casos, essa pessoa consegue localizar sua bagagem e trazê-la para que você conclua seu processo de imigração.
Mas isso depende da disponibilidade e da boa vontade da equipe do aeroporto. Portanto, outra opção é entrar em contato com a embaixada do seu país no destino. A partir daí, esperar que possa ajudar a encontrar uma solução.
Mas como você não poderá entrar no país, isso pode ser difícil. Pode ser que você precise solicitar um visto especial para entrar sem passaporte, o que, inegavelmente, não é muito bom nas suas viagens futuras.
Leia mais: Brasil no meio! 10 lugares mais bonitos do mundo, segundo revista
Como evitar esse problema no futuro
Ou seja, a melhor maneira de evitar esse problema é sempre manter o passaporte no seu item pessoal, como bolsa, mochila ou casaco. Assim, você o tem o tempo todo, sobretudo durante o processo de fronteira. Deste modo, não arrisca perdê-lo ou esquecê-lo.
Além disso, é uma boa ideia ter uma cópia do seu passaporte, seja impressa ou digital, em um lugar seguro e acessível. Isso pode ajudar a provar sua identidade em caso de emergência ou perda do documento original.
0 comentários