Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d’Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada por muitos locais (e por mim, após me hospedar por lá) como a joia escondida da região.
Ficar hospedado nessa área, como fizemos na casa de um tio, oferece uma perspectiva diferente: a de quem acorda com o mar e dorme sob um céu incrivelmente estrelado, longe do burburinho turístico.
Por que a Praia do Taípe é Diferente?
Enquanto as praias centrais de Arraial costumam ficar lotadas e podem perder um pouco do encanto visual ao longo do dia devido ao excesso de barracas e pessoas, Taípe permanece imponente.
É uma praia de “tombo” (com ondas mais fortes), o que afasta quem busca piscinas rasas, mas atrai quem valoriza o silêncio e a natureza bruta. Ou seja, por lá é tranquilidade absoluta.
Outro ponto que merece destaque são as falésias gigantescas. Lá o visual é dominado por paredões coloridos que variam entre tons de rosa, vermelho e ocre. É um cenário cinematográfico.
Leia mais: Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu
O ponto de partida para caminhadas inesquecíveis
A Praia do Taípe é o “meio do caminho” perfeito. Dependendo da sua disposição e, fundamentalmente, do horário da maré, você pode explorar dois mundos diferentes:
1. Sentido Arraial d’Ajuda (lado esquerdo)
Caminhando pela faixa de areia em direção ao centro de Arraial, você passará por praias icônicas. As distâncias aproximadas a partir do centro da Praia do Taípe são:
- Praia da Lagoa Azul (~2 km): famosa pela argila que os banhistas passam no corpo.
- Praia de Pitinga (~3,5 km): uma das mais bonitas, com recifes que formam piscinas na maré baixa.
- Praia do Parracho (~5 km): onde o agito começa a aumentar, com grandes barracas de praia.
- Praia do Mucugê (~6,5 km): a mais próxima do centro histórico de Arraial.
2. Sentido Trancoso (lado direito)
Se o objetivo é chegar ao famoso Quadrado de Trancoso, prepare o fôlego. São cerca de 7 km a 8 km de caminhada. A paisagem é deserta e paradisíaca, passando pela Praia do Rio da Barra antes de chegar à Praia dos Nativos, em Trancoso.
Dica de ouro: nunca inicie essas caminhadas sem conferir a Tábua de Marés. Na maré alta, a água bate nas falésias e impede a passagem em alguns trechos, tornando o percurso perigoso.
Leia mais: Porto Seguro com crianças? Dicas para férias inesquecíveis na terra do descobrimento
O que você precisa saber antes de ir (a realidade)

A verdade é que o percurso até a Praia do Taípe envolve uma estrada de chão nem sempre em boa qualidade. Foto: Brazil Greece.
Para que sua experiência seja perfeita, é preciso alinhar as expectativas com a vida real no paraíso. Antes de mais nada, é importante saber que existe uma estrada de chão, o acesso por terra saindo de Arraial ou Trancoso envolve estradas de terra que, frequentemente, apresentam buracos e ondulações. Se estiver de carro alugado, vá devagar. Em épocas de chuva, o acesso pode ser mais difícil para carros pequenos.
Além disso, diferente das águas paradas de Coroa Alta, aqui o mar é aberto. É revigorante, mas exige atenção, especialmente com crianças.
Vale a pena visitar?
Com toda a certeza. A Praia do Taípe preserva a essência da Bahia de décadas atrás. É o lugar onde você percebe que o luxo, na verdade, é o silêncio e o pé na areia.
Mas, como em muitas praias, os preços podem ser um pouco elevados. Por isso, prepare o bolso e aproveite a sua viagem!












0 comentários