Brazil Greece

»

»

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe é um refúgio selvagem entre Arraial d'Ajuda e Trancoso
| Em 22/12/2025 às 14:43
A Praia do Taípe é um tesouro escondido em Arraial D'Ajuda. Foto: Brazil Greece.

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d’Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada por muitos locais (e por mim, após me hospedar por lá) como a joia escondida da região.

Ficar hospedado nessa área, como fizemos na casa de um tio, oferece uma perspectiva diferente: a de quem acorda com o mar e dorme sob um céu incrivelmente estrelado, longe do burburinho turístico.

Por que a Praia do Taípe é Diferente?

Enquanto as praias centrais de Arraial costumam ficar lotadas e podem perder um pouco do encanto visual ao longo do dia devido ao excesso de barracas e pessoas, Taípe permanece imponente.

É uma praia de “tombo” (com ondas mais fortes), o que afasta quem busca piscinas rasas, mas atrai quem valoriza o silêncio e a natureza bruta. Ou seja, por lá é tranquilidade absoluta.

Outro ponto que merece destaque são as falésias gigantescas. Lá o visual é dominado por paredões coloridos que variam entre tons de rosa, vermelho e ocre. É um cenário cinematográfico.

Leia mais: Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

O ponto de partida para caminhadas inesquecíveis

A Praia do Taípe é o “meio do caminho” perfeito. Dependendo da sua disposição e, fundamentalmente, do horário da maré, você pode explorar dois mundos diferentes:

1. Sentido Arraial d’Ajuda (lado esquerdo)

Caminhando pela faixa de areia em direção ao centro de Arraial, você passará por praias icônicas. As distâncias aproximadas a partir do centro da Praia do Taípe são:

  • Praia da Lagoa Azul (~2 km): famosa pela argila que os banhistas passam no corpo.
  • Praia de Pitinga (~3,5 km): uma das mais bonitas, com recifes que formam piscinas na maré baixa.
  • Praia do Parracho (~5 km): onde o agito começa a aumentar, com grandes barracas de praia.
  • Praia do Mucugê (~6,5 km): a mais próxima do centro histórico de Arraial.

2. Sentido Trancoso (lado direito)

Se o objetivo é chegar ao famoso Quadrado de Trancoso, prepare o fôlego. São cerca de 7 km a 8 km de caminhada. A paisagem é deserta e paradisíaca, passando pela Praia do Rio da Barra antes de chegar à Praia dos Nativos, em Trancoso.

Dica de ouro: nunca inicie essas caminhadas sem conferir a Tábua de Marés. Na maré alta, a água bate nas falésias e impede a passagem em alguns trechos, tornando o percurso perigoso.

Leia mais: Porto Seguro com crianças? Dicas para férias inesquecíveis na terra do descobrimento

O que você precisa saber antes de ir (a realidade)

Praia do Taípe em Arraial D'Ajuda.

A verdade é que o percurso até a Praia do Taípe envolve uma estrada de chão nem sempre em boa qualidade. Foto: Brazil Greece.

Para que sua experiência seja perfeita, é preciso alinhar as expectativas com a vida real no paraíso. Antes de mais nada, é importante saber que existe uma estrada de chão, o acesso por terra saindo de Arraial ou Trancoso envolve estradas de terra que, frequentemente, apresentam buracos e ondulações. Se estiver de carro alugado, vá devagar. Em épocas de chuva, o acesso pode ser mais difícil para carros pequenos.

Além disso, diferente das águas paradas de Coroa Alta, aqui o mar é aberto. É revigorante, mas exige atenção, especialmente com crianças.

Vale a pena visitar?

Com toda a certeza. A Praia do Taípe preserva a essência da Bahia de décadas atrás. É o lugar onde você percebe que o luxo, na verdade, é o silêncio e o pé na areia.

Mas, como em muitas praias, os preços podem ser um pouco elevados. Por isso, prepare o bolso e aproveite a sua viagem!

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

0 comentários