Qual é o prazo para emissão do novo RG? Não perca seu documento

Novo documento traz mais segurança e tecnologia ao Cadastro Geral (RG).

Já ouviu falar do novo Registro Geral (RG)? Agora conhecido como Carteira Nacional de Identidade (CIN), o documento foi aprimorado e agora está mais seguro. No entanto, essa nova versão do RG foi adotada pelo governo federal e todos os estados brasileiros têm prazo para adotá-la. Quer saber mais sobre qual o prazo do novo RG? Continue lendo!

O novo RG tem prazo máximo

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o novo RG possui controle offline, o que garante ainda mais segurança. Além disso, a identificação é feita por meio do CPF. Apesar das mudanças, o RG ainda é o principal meio de identificação dos brasileiros e é importante mantê-lo atualizado. Alguns estados já estão publicando uma nova versão do documento.

LEIA MAIS: Novo alerta para quem faz PIX pode impactar no seu bolso

Validade do novo RG

A nova versão do RG traz modernidade e segurança, mas é preciso ficar atento ao prazo de atualização do documento. O governo federal determinou que os cidadãos recebam a carteira de identidade nacional até 2032. Portanto, faltam aproximadamente 9 anos para concluir a troca, considerando os seguintes prazos:

  • 5 anos no caso de pessoas entre 0 a 12 anos;
  • 10 anos no caso de pessoas de 12 a 60 anos;
  • Não especificado para pessoas com mais de 60 anos.

LEIA MAIS: Quantos streamings posso assinar com o preço da Netflix?

Prazo para emissão de novo RG

Os estados devem poder emitir um novo RG até 6 de novembro de 2023. Recentemente, uma norma do governo federal ampliou a prontidão dos estados brasileiros para a emissão da Carteira Nacional de Identidade (CIN), substituindo o antigo RG e unificando o cadastro.

Estados que já emitem novo RG

Atualmente apenas 11 estados brasileiros estão cientes da nova liberação do RG. São eles: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Sul do Rio Grande e Santa Catarina.

Com a nova identificação, é utilizado um único número, o que reduz a probabilidade de fraude. O novo RG é válido em todo o país e é possível enviar tanto a versão física quanto a digital, acessíveis por meio da plataforma do governo federal gov.br.

Para mais notícias como essa acesse o portal Brazil Greece.

você pode gostar também