Você sabe quais famosos têm autismo? Então, a condição é mais comum do que você pensa. Por isso, separamos neste artigo 14 famosos que têm autismo e você provavelmente não sabia
Antes de mais nada, o autismo é uma condição que se manifesta em características de comunicação e comportamento. Além disso, o autismo independe de gênero, raça e classe social. Tanto que famosos que têm autismo e você, provavelmente, nem sabia, ajudam na desmistificação da condição como fator limitador.
Ainda, o espectro se divide em seis níveis que variam conforme o suporte que a pessoa necessita. O fato é que nem todo mundo é diagnosticado ainda na infância e, por anos, uma pessoa pode conviver com o transtorno sem nem saber. E, quando o diagnóstico vem, pode ser algo libertador, como você verá adiante.
14 famosos que são autistas e você provavelmente não sabia
Greta Thunberg
A jovem ativista sueca Greta Thunberg tem Síndrome de Asperger, considerado um tipo leve de autismo, ou autismo de grau 1.
Ainda, referência na luta pela conscientização sobre as mudanças climáticas, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 2019 e trata o Asperger como um superpoder, não uma limitação.
Anthony Hopkins
O ator britânico Anthony Hopkins foi diagnosticado com autismo por volta dos 70 anos de idade. Vencedor do Oscar por sua atuação no filme O Silêncio dos Inocentes, o ator afirma que o autismo o ajuda na própria construção de seus personagens, uma vez que os desconstrói e analisa as pessoas de formas diferentes.
Susan Boyle
A cantora escocesa Susan Boyle encantou o mundo com sua voz no Britain’s Got Talent, em 2009. Sua voz a fez conquistar o título de álbum de estreia mais vendido no Reino Unido. E, em 2013, revelou ter Síndrome de Asperger, que só foi diagnosticada aos 60 anos. Além disso, segundo ela, o diagnóstico a ajudou na autoaceitação.
Elon Musk
Elon Musk é, sem dúvidas, um dos homens mais ricos do mundo. Presidente da SpaceX e da Tesla, revelou, em 2021, ter Síndrome de Asperger.
Nina Marker
Modelo internacionalmente reconhecida, a dinamarquesa Nina Marker também tem Síndrome de Asperger. Além disso, o diagnóstico veio aos 15 anos e, hoje, como celebridade, usa seu reconhecimento para mostrar que a condição não a impediu de grandes feitos.
Dan Harmon
Todo mundo já “chorou” de rir com a série “Rick e Morty”, não é?
Então, o que muita gente não sabe é que seu criador, Dan Harmon, foi diagnosticado com Síndrome de Asperger aos 38 anos. Além disso, o curioso é que o diagnóstico partiu de sua própria curiosidade, ao enxergar muitas de suas características em Abed, personagem da série Community, produzida por ele.
Courtney Love
A atriz, cantora e compositora Courtney Love, vocalista da banda Hole, tem Transtorno do Espectro Autista, diagnóstico apresentado quando ela tinha 9 anos. Porém, só o revelou quando tinha 33 anos de idade. Além disso, a celebridade explica que uma de suas principais características, a introversão, é um dos sinais do autismo.
Daryl Hannah
A atriz e ativista Daryl Hannah, eterna sereia na vida de Tom Hanks, revelou ser autista em 2013, em entrevista à Forbes. Ainda, Elle Driver, de Kill Bill, conta que recebeu o seu diagnóstico ainda criança, quando médicos queriam interná-la e sua mãe não permitiu. Por fim, ao longo da vida, afirmou ter lutado com insegurança, timidez e medo.
Bill Gates
Ainda que não seja nada confirmado, há quem afirme que o fundador da Microsoft seja autista. Assim como o também gênio Steve Jobs. Algumas de suas características são analisadas por especialistas, como reclusão, genialidade e dificuldade em interagir socialmente.
João Vitor Silva Ferreira
O judoca brasileiro João Vitor Silva Ferreira foi o primeiro brasileiro campeão mundial de judô para pessoas com deficiência intelectual. Diagnosticado com autismo aos 13 anos, João é atleta desde os seis, sendo destaque em outras modalidades, como a natação. Por fim, o esporte o ajuda a trabalhar a coordenação motora, sociabilidade e disciplina.
Clay Marzo
O surfista haviano Clay Marzo é outro atleta com o diagnóstico de Síndrome de Asperger. A descoberta veio em 2017, o que não o impediu de conquistar grandes feitos no esporte no qual é considerado um dos mais radicais do mundo. No documentário Clay Marzo: Just Add Water, o surfista pontua quantas barreiras o esporte o ajudou a enfrentar.
Diego Vivaldo
Mais um esportista da lista, Diego Vivaldo descobriu ter Síndrome de Asperger aos 34 anos. Campeão mundial e sul-americano de jiu-jitsu, o atleta foi mais um que se identificou com características da síndrome ao ler sobre ela. Por exemplo, fugir de multidões e dificuldades no convívio social.
Assim, se sentiu aliviado em perceber não ser uma pessoa rabugenta, mas haver motivos para seus comportamentos.
LEIA MAIS: Gringo No Brasil: Como O Jiu-Jitsu Vai Mudar A Sua Vida!
Paddy Considine
O ator britânico famoso pelos papéis em O Ultimato Bourne e Crimes Ocultos também recebeu o diagnóstico de Síndrome de Asperger aos 39 anos, a partir de sua curiosidade. Além disso, é mais um que trouxe respostas aos seus comportamentos, buscou especialistas ao questionar porque ele mesmo era tão introspectivo, quando seus personagens eram tão intensos.
Dan Aykroyd
Por fim, o eterno Caça Fantasmas recebeu o diagnóstico de Síndrome de Asperger aos 12 anos e, até lá, foi expulso de duas escolas pelo comportamento. Além disso, hoje, afirma que o transtorno o ajuda a construir seus personagens.
O desconhecimento sobre o transtorno e o diagnóstico tardio, como se vê, faz com que as pessoas, inclusive os famosos que têm autismo, enfrentem questões sérias até descobrirem, de fato, entender o que verdadeiramente são. Porém, são provas cabais de que a condição não é limitadora de grandes feitos e o convívio normal.
LEIA MAIS: O Que É O Autismo? Conheça Os Sinais, Graus E Tipos De Tratamento!
0 comentários