Brazil Greece

»

»

Qual é a relação do Cupido da mitologia grega com o Dia de São Valentim?

| Em 13/02/2024 às 14:05
Freepik.

O Dia de São Valentim, ou, o Dia dos Namorados, é uma celebração que ocorre em muitos países ao redor do mundo como um dia para expressar amor e carinho pelos entes queridos. Mas você já se perguntou qual é a origem dessa data e qual é a relação entre ela e a figura do Cupido?

Qual é a relação do Cupido com o Dia de São Valentim?

Na mitologia grega, o Cupido, também conhecido como Eros, era o deus do amor e do desejo. Ele era filho de Afrodite, a deusa do amor, e de Ares, o deus da guerra. Além disso, ele era um jovem alado, armado com um arco e flechas, capaz de fazer com que as pessoas se apaixonassem.

Ademais, a sua história remonta à Grécia Antiga, onde ele era o responsável por despertar o amor e a paixão entre os deuses e os mortais. Assim, suas flechas eram mágicas, pois quando as lançavam em alguém, essa pessoa se apaixonava perdidamente por aquele que a flecha indicasse.

Então, com o passar do tempo, o mito do Cupido se espalhou para a cultura romana, onde ele foi incorporado ao panteão dos deuses como o deus do amor. Na mitologia romana, ele era conhecido como Amor, e sua história se entrelaçou com a lenda de São Valentim.

Leia mais: 6 tipos de amor, de acordo com a mitologia grega: qual deles é o seu?

A lenda de São Valentim

A lenda de São Valentim remonta ao século III, durante o reinado do imperador romano Cláudio II. Na época, o imperador havia proibido o casamento, acreditando que os homens solteiros eram melhores soldados. No entanto, um padre chamado Valentim desafiou essa ordem e continuou a realizar casamentos secretos.

Assim, quando Cláudio II descobriu as atividades de Valentim, ele ordenou que o condenassem à morte. Porém, durante seu tempo na prisão, Valentim se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de sua execução, Valentim escreveu uma carta para a mulher amada, assinando-a como “Seu Valentim”, o que originou a tradição de enviar cartas de amor no Dia de São Valentim.

Assim, ao longo dos séculos, a figura do Cupido e a lenda de São Valentim se fundiram, criando a associação entre o amor romântico e o Dia de São Valentim. Então, o Cupido passou a ter a imagem de um anjinho alado, com um arco e flechas, espalhando amor e paixão entre os casais apaixonados.

Atualmente, celebra-se o Dia de São Valentim ao redor do mundo no dia 14 de fevereiro, com trocas de presentes, cartões e demonstrações de afeto entre os casais. Assim, é uma data que celebra o amor e a união, e o Cupido continua sendo um símbolo importante nessa celebração.

Leia mais: 5 sinais de que vocês se amam, mas não são compatíveis

A mitologia grega e a história de São Valentim

Embora a figura do Cupido na mitologia grega e a lenda de São Valentim tenham suas origens em culturas diferentes, ambos estão intrinsecamente ligados à ideia do amor romântico. Por exemplo, o Cupido representa o poder do amor e da paixão. Enquanto São Valentim simboliza o amor incondicional e o sacrifício.

Portanto, quando celebramos o Dia de São Valentim, estamos honrando a tradição do Cupido e relembrando a lenda de São Valentim, que nos inspiram a expressar nosso amor e carinho pelos outros de forma especial.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários