CulturaGrécia

6 tipos de amor, de acordo com a mitologia grega: qual deles é o seu?

6 tipos de amor, de acordo com a mitologia grega: qual deles é o seu?
By     -   On

Além de todas as suas histórias, a mitologia grega também nos presenteia com uma profunda compreensão dos diferentes tipos de amor. Inclusive, de acordo com essa antiga tradição, existem seis formas distintas de amor, cada uma com suas características e significados únicos. Por isso, veja quais são os tipos de amor, de acordo com a mitologia grega.

Os tipos de amor que existem na mitologia grega

Eros, o amor romântico

O primeiro tipo de amor é conhecido como Eros, que representa o amor romântico e apaixonado. Eros frequentemente associa-se ao desejo sexual e à atração física, mas também envolve uma conexão emocional profunda. Portanto, é o amor que sentimos por um parceiro romântico, caracterizado pela paixão e pelo desejo intenso.

Leia mais: Ano Novo chinês: previsões para seu signo, segundo a numerologia

Philia, a amizade

O segundo tipo de amor é o Philia, que se refere à amizade. É um amor baseado na camaradagem, na confiança e no respeito mútuo. Portanto, é aquele que compartilhamos com amigos verdadeiros, onde há uma conexão duradoura e um senso de lealdade. A amizade é valorizada na mitologia grega e considerada uma forma de amor muito importante.

Storge, o amor familiar

Storge é o terceiro tipo de amor, é o que sentimos pelos membros da nossa família, incluindo pais, irmãos e filhos. Além disso, caracteriza-se por um sentimento de carinho, cuidado e proteção. Ele cresce ao longo do tempo e se fundamenta em laços de sangue e convivência.

Pragma – o amor duradouro

Ele representa o amor duradouro e comprometido, aquele que se desenvolve através do tempo e do esforço mútuo. Está presente em relacionamentos de longo prazo, onde há um compromisso e uma dedicação contínua e valoriza a estabilidade e a parceria.

Leia mais: Você sabia que o cupido tem sua própria Ilha Grega? Um grego te mostra

Agape, o amor altruísta

O quinto tipo de amor é o Agape, que se refere ao amor altruísta e incondicional. Trata-se de um amor desinteressado, que se preocupa com o bem-estar dos outros e busca o benefício deles. Algo que transcende o egoísmo e se manifesta através de atos de bondade e compaixão.

Philautia, o amor-próprio

Philautia é o amor saudável e positivo que temos por nós mesmos, que nos permite cuidar de nós mesmos, valorizar nossas qualidades e buscar o nosso próprio bem-estar. É importante cultivar o amor-próprio para que possamos amar e cuidar dos outros de maneira adequada.

E aí, com qual desses tipos de amor você mais se identifica? Todos esses seis tipos de amor, de acordo com a mitologia grega, oferecem uma visão abrangente e profunda das diferentes formas de conexão humana. Cada tipo tem sua importância e contribui para o nosso bem-estar emocional e relacionamentos significativos.

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.