Brazil Greece

»

»

Qual era a língua que Jesus falava?

| Em 31/12/2023 às 16:00
Freepik.

Muito se fala sobre as línguas pelo mundo. Mas, já se perguntou qual idioma Jesus falava? Bem, quando falamos sobre o idioma falado por Jesus, logo pensamos na Palestina. Então, é importante entender que essa região era multicultural e multilíngue na época em que Jesus viveu. Portanto, várias línguas eram faladas naquela região. Mas, qual seriam elas?

As línguas faladas na Palestina

Antes de mais nada, é importante entender quais as línguas faladas na região.

Hebraico

O hebraico era uma das línguas faladas na Palestina durante o tempo de Jesus. Era a língua sagrada do povo judeu e também era usada para fins religiosos. Inclusive, os textos religiosos, como a Torá, eram escritos em hebraico. No entanto, o hebraico falado na época de Jesus era diferente do hebraico bíblico antigo. Era uma forma mais moderna da língua, conhecida como hebraico mishnaico.

Leia mais: 13 palavras gringas que usamos no nosso dia a dia

Aramaico

Enquanto isso, o aramaico era a língua franca da Palestina durante o tempo de Jesus, era a que usavam no cotidiano para comunicação entre as pessoas. Por isso, Jesus provavelmente falava aramaico em suas interações diárias com os discípulos, seguidores e outras pessoas. Além disso, era nessa língua que Jesus pregava e ensinava.

Grego

Por fim, o grego era outra língua da região na época de Jesus. Com a conquista de Alexandre, o Grande, a cultura grega se espalhou pelo mundo mediterrâneo, incluindo a Palestina. Então, as pessoas usavam essa língua para fins comerciais e era o idioma da elite educada. Embora não saibamos com certeza se Jesus falava grego, é possível que ele tivesse algum conhecimento básico do idioma, pois a região estava exposta à influência grega.

Leia mais: 7 nomes mais bonitos de origem grega e seus significados

Qual era o idioma falado por Jesus?

Portanto, Jesus falava pelo menos três línguas: hebraico, aramaico e possivelmente grego. O hebraico era a língua sagrada e usada para fins religiosos, o aramaico era a língua do cotidiano e o grego era uma língua amplamente falada na região. Ainda mais após as conquistas de Alexandre, O Grande.

É importante lembrar que o idioma falado por Jesus e na Palestina naquela época é objeto de estudo e debate entre os estudiosos. As informações disponíveis são baseadas em evidências históricas e textuais, mas nem todas as questões foram completamente esclarecidas.

Ainda falando desses estudos, o teólogo luterano Joachim Jeremias identificou cerca de 26 expressões idiomáticas aramaicas usadas nos Evangelhos e em fontes rabínicas atribuídas a Jesus. Entre essas expressões está o conhecido “Eloí, Eloí, lamà sabactàni” (Mc 15, 34), traduzido do aramaico para “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?”

Além de sua familiaridade com o aramaico, há indícios de que Jesus também tinha algum conhecimento do grego, possivelmente devido ao contato com a cultura grega. Porém, não há certeza sobre seu domínio do idioma. De qualquer forma, é plausível que ele fosse capaz de se comunicar usando algumas palavras.

E não podemos nos esquecer do hebraico. É claro que esse idioma também estava no rol das línguas conhecidas por Jesus, especialmente por ser a língua das Escrituras. Em diversas ocasiões, há passagens de Jesus debatendo com autoridades hebraicas sobre os escritos bíblicos.

  • Rita Póvoa

    Pedagoga de formação e entusiasta da língua portuguesa, é uma apaixonada por viagens e gastronomia, encontrando na escrita uma maneira de unir suas paixões. Com habilidades técnicas refinadas na educação e um olhar atento para a língua, ela compartilha de forma prática e acessível dicas valiosas para o dia a dia.

RECENTES

Chora vendo filmes? Veja o que isso revela sobre você

Chora vendo filmes? Veja o que isso revela sobre você

Para muita gente, chorar durante um filme ainda é visto como algo vergonhoso, exagerado ou “dramático demais”. Não faltam comentários como “é só um filme” ou “não precisa se emocionar tanto”. Mas a psicologia aponta numa direção bem diferente: as lágrimas que aparecem...

Coisas que você deveria aprender com o Chandler Bing para uma vida melhor

Coisas que você deveria aprender com o Chandler Bing para uma vida melhor

O ator Matthew Perry, eternizado como Chandler Bing na série Friends, faleceu no dia 28 de outubro de 2023, aos 54 anos. A notícia deixou milhões de fãs em todo o mundo de luto, não somente por perderem um dos rostos mais queridos da televisão, mas por acompanharem,...

Qual arcanjo te protege de acordo com a sua data de nascimento?

Qual arcanjo te protege de acordo com a sua data de nascimento?

Desde tempos antigos, muitas tradições espirituais acreditam que não estamos sozinhos. Cada pessoa nasceria sob a proteção de uma força luminosa, um guia que acompanha nossos passos e fortalece nossa jornada. No cristianismo, e também em várias correntes esotéricas,...

Não é só frio! Veja o real significado oculto do arrepio

Não é só frio! Veja o real significado oculto do arrepio

Você está andando pela rua, fones nos ouvidos, curtindo sua música favorita. De repente, sente os pelos dos braços se levantarem. Não há vento, nem frio, nem nada de assustador à vista. O que será que acabou de acontecer? O arrepio é uma reação simples à primeira...

Conheça as unhas Baby Boomer, a unha que virou tendência nos salões

Conheça as unhas Baby Boomer, a unha que virou tendência nos salões

Entre tantas tendências de nail art que aparecem nas redes sociais, uma em especial tem chamado atenção pela simplicidade e sofisticação: as unhas baby boomer. Diferente das decorações chamativas ou cheias de cores, esse estilo aposta em algo mais sutil, um visual...

Dinamarca, por que a terra dos Vikings é o país mais feliz do mundo?

Dinamarca, por que a terra dos Vikings é o país mais feliz do mundo?

A Dinamarca, um dos países mais felizes e acolhedores do mundo, está localizada no norte da Europa, sendo a “ponte” entre a Europa continental e a Escandinávia. Com uma rica história, design moderno e respeito pela natureza, a Dinamarca combina tradição com um estilo...

0 comentários