Brazil Greece

»

»

Qual era a língua que Jesus falava?

| Em 31/12/2023 às 16:00
Freepik.

Muito se fala sobre as línguas pelo mundo. Mas, já se perguntou qual idioma Jesus falava? Bem, quando falamos sobre o idioma falado por Jesus, logo pensamos na Palestina. Então, é importante entender que essa região era multicultural e multilíngue na época em que Jesus viveu. Portanto, várias línguas eram faladas naquela região. Mas, qual seriam elas?

As línguas faladas na Palestina

Antes de mais nada, é importante entender quais as línguas faladas na região.

Hebraico

O hebraico era uma das línguas faladas na Palestina durante o tempo de Jesus. Era a língua sagrada do povo judeu e também era usada para fins religiosos. Inclusive, os textos religiosos, como a Torá, eram escritos em hebraico. No entanto, o hebraico falado na época de Jesus era diferente do hebraico bíblico antigo. Era uma forma mais moderna da língua, conhecida como hebraico mishnaico.

Leia mais: 13 palavras gringas que usamos no nosso dia a dia

Aramaico

Enquanto isso, o aramaico era a língua franca da Palestina durante o tempo de Jesus, era a que usavam no cotidiano para comunicação entre as pessoas. Por isso, Jesus provavelmente falava aramaico em suas interações diárias com os discípulos, seguidores e outras pessoas. Além disso, era nessa língua que Jesus pregava e ensinava.

Grego

Por fim, o grego era outra língua da região na época de Jesus. Com a conquista de Alexandre, o Grande, a cultura grega se espalhou pelo mundo mediterrâneo, incluindo a Palestina. Então, as pessoas usavam essa língua para fins comerciais e era o idioma da elite educada. Embora não saibamos com certeza se Jesus falava grego, é possível que ele tivesse algum conhecimento básico do idioma, pois a região estava exposta à influência grega.

Leia mais: 7 nomes mais bonitos de origem grega e seus significados

Qual era o idioma falado por Jesus?

Portanto, Jesus falava pelo menos três línguas: hebraico, aramaico e possivelmente grego. O hebraico era a língua sagrada e usada para fins religiosos, o aramaico era a língua do cotidiano e o grego era uma língua amplamente falada na região. Ainda mais após as conquistas de Alexandre, O Grande.

É importante lembrar que o idioma falado por Jesus e na Palestina naquela época é objeto de estudo e debate entre os estudiosos. As informações disponíveis são baseadas em evidências históricas e textuais, mas nem todas as questões foram completamente esclarecidas.

Ainda falando desses estudos, o teólogo luterano Joachim Jeremias identificou cerca de 26 expressões idiomáticas aramaicas usadas nos Evangelhos e em fontes rabínicas atribuídas a Jesus. Entre essas expressões está o conhecido “Eloí, Eloí, lamà sabactàni” (Mc 15, 34), traduzido do aramaico para “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?”

Além de sua familiaridade com o aramaico, há indícios de que Jesus também tinha algum conhecimento do grego, possivelmente devido ao contato com a cultura grega. Porém, não há certeza sobre seu domínio do idioma. De qualquer forma, é plausível que ele fosse capaz de se comunicar usando algumas palavras.

E não podemos nos esquecer do hebraico. É claro que esse idioma também estava no rol das línguas conhecidas por Jesus, especialmente por ser a língua das Escrituras. Em diversas ocasiões, há passagens de Jesus debatendo com autoridades hebraicas sobre os escritos bíblicos.

  • Rita Póvoa

    Pedagoga de formação e entusiasta da língua portuguesa, é uma apaixonada por viagens e gastronomia, encontrando na escrita uma maneira de unir suas paixões. Com habilidades técnicas refinadas na educação e um olhar atento para a língua, ela compartilha de forma prática e acessível dicas valiosas para o dia a dia.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest