Curiosidades

13 palavras gringas que usamos no nosso dia a dia

13 palavras gringas que usamos no nosso dia a dia
By     -   On

O português é uma língua rica e diversa, e ao longo dos anos temos incorporado palavras de diferentes idiomas em nosso vocabulário. Inclusive, algumas delas nem ao menos têm uma tradução exata para o português. Essa influência estrangeira enriquece nossa comunicação e nos permite expressar ideias de forma mais precisa. Por isso, separamos aqui algumas palavras que adotamos do exterior e hoje fazem parte do nosso dia a dia.

Palavra estrangeiras que adotamos no Brasil

1. Pizza

Quem nunca comeu uma pizza? Essa comida italiana se tornou extremamente popular no Brasil. O termo “pizza” vem diretamente do italiano e hoje usamos amplamente na nossa língua.

Leia mais: 7 frases que uma pessoa fala quando está tentando te manipular

2. Jeans

A palavra “jeans” vem do inglês e se tornou comum no português para descrever um tipo de tecido comum em calças e outros itens de vestuário.

3. Futebol

A palavra passou por algumas adaptações, mas, “futebol” vem do inglês “football” e apesar da adaptação, manteve o mesmo significado.

4. Smartphone

Quem não tem um smartphone hoje em dia? “Smartphone” é uma combinação do inglês “smart” (inteligente) e “phone” (telefone) e a utilizamos no português para se referir aos celulares inteligentes.

5. Selfie

Uma “selfie” é uma foto tirada por si mesmo, geralmente com um smartphone. Além disso, se tornou popularizada pelo inglês e rapidamente adotada no português.

6. Shopping

Os shoppings centers são locais onde podemos encontrar diversas lojas e serviços em um único lugar. A palavra “shopping” foi incorporada ao português para descrever esses estabelecimentos comerciais.

7. Hambúrguer

O hambúrguer é um tipo de sanduíche muito popular em todo o mundo. A palavra “hambúrguer” vem do alemão “Hamburg” e usamos no português para descrever essa deliciosa iguaria.

8. Sushi

O famoso prato é um caso de amor ou ódio. Adotamos a palavra “sushi” diretamente do japonês.

9. Croissant

O croissant é um tipo de pão em formato de meia-lua, originário da França. Então, obviamente, “croissant” vem diretamente do francês e a utilizamos no português para descrever esse delicioso quitute.

Leia mais: Por que brindamos com champanhe no Ano Novo?

10. Yoga

O yoga é uma prática milenar que envolve exercícios físicos e de meditação. O Brasil adotou essa palavra do sânscrito.

11. Clichê

Um clichê é uma expressão ou ideia muito utilizada, que perdeu sua originalidade, ela vem do francês.

Leia mais: Dá para ter mais sorte? 8 segredos que sortudos têm em comum

12. Show

Nós adotamos a palavra “show” do inglês para descrever apresentações artísticas.

13. Bistrô

A palavra “bistrô” vem diretamente do francês e é utilizada no português para descrever um pequeno restaurante, geralmente de origem francesa, que serve refeições simples e saborosas.

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.