Brazil Greece

»

»

Quem inventou a pizza? Não conte para os italianos!

| Em 13/02/2024 às 16:23

Quando se fala em pizza, a primeira coisa que vem à mente é a Itália. Afinal, a pizza é um dos pratos mais famosos e apreciados em todo o mundo, sendo considerada uma das especialidades da culinária italiana. No entanto, a verdade sobre a origem da pizza pode surpreender muitas pessoas: não foram os italianos os inventores dessa delícia gastronômica. Mas, quem inventou a pizza?

Você sabe quem inventou a pizza?

De acordo com uma pesquisa histórica recente, a verdadeira origem da pizza remonta à Grécia Antiga. Sim, é isso mesmo! Os gregos foram os verdadeiros pioneiros na criação desse prato que hoje é tão popular. A evidência mais antiga de uma forma primitiva de pizza surgiu em escavações arqueológicas na ilha de Creta, na Grécia, datada de 2600 a.C.

Além disso, a pizza grega original tinha uma massa fina e crocante, coberta com ingredientes como azeite de oliva, queijo de cabra, ervas e mel. Era um alimento rápido e prático, perfeito para consumir durante as longas horas de trabalho no campo. Ademais, acredita-se que os gregos levaram essa receita para a Itália durante a expansão do Império Romano.

Leia mais: 7 dicas para ter autodisciplina como os espartanos

A importância da Itália no processo

No entanto, foi na Itália que a pizza ganhou popularidade e se tornou um prato tradicional. Assim, os italianos foram os responsáveis por aprimorar a receita e adicionar novos ingredientes. Por exemplo, o tomate, que foi introduzido na Europa após a descoberta das Américas. Foi assim que surgiu a famosa pizza margherita, com molho de tomate, queijo e manjericão, que homenageia a rainha Margherita de Saboia.

Apesar de os italianos terem se apropriado da pizza e a transformado em um ícone da sua culinária, é importante reconhecer a contribuição dos gregos na sua criação. Afinal, a história da gastronomia é repleta de influências e trocas culturais, e a pizza é um exemplo claro disso.

Outro fato interessante sobre a pizza é que ela foi inicialmente considerada um alimento de classe baixa. Nos bairros mais pobres de Nápoles, no sul da Itália, a pizza era vendida nas ruas por ambulantes e era uma opção barata e acessível para a população. Com o tempo, a pizza foi conquistando paladares e se espalhando por toda a Itália e, posteriormente, pelo mundo.

Leia mais: Por que não sobreviveríamos na Grécia Antiga nem 24 horas?

Um dos pratos mais populares do mundo

Hoje em dia, a pizza é um dos pratos que mais se consomem em todo o mundo, com inúmeras variações de sabores e estilos. Por exemplo, cada região da Itália tem a sua própria versão de pizza, com ingredientes e técnicas de preparo diferentes. Além disso, é possível encontrar pizzarias especializadas em diversos países, que oferecem uma ampla variedade de pizzas para todos os gostos.

A história da pizza é interessante e nos mostra como a culinária é uma forma de expressão cultural e de conexão entre os povos. Apesar de não terem sido os inventores da pizza, os italianos certamente contribuíram para a sua popularização e difusão pelo mundo. Portanto, da próxima vez que saborear uma deliciosa fatia de pizza, lembre-se de agradecer aos gregos pela sua criação!

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários