Quem inventou a pizza? Não conte para os italianos!

A origem irá te surpreender!

Quando se fala em pizza, a primeira coisa que vem à mente é a Itália. Afinal, a pizza é um dos pratos mais famosos e apreciados em todo o mundo, sendo considerada uma das especialidades da culinária italiana. No entanto, a verdade sobre a origem da pizza pode surpreender muitas pessoas: não foram os italianos os inventores dessa delícia gastronômica. Mas, quem inventou a pizza?

Você sabe quem inventou a pizza?

De acordo com uma pesquisa histórica recente, a verdadeira origem da pizza remonta à Grécia Antiga. Sim, é isso mesmo! Os gregos foram os verdadeiros pioneiros na criação desse prato que hoje é tão popular. A evidência mais antiga de uma forma primitiva de pizza surgiu em escavações arqueológicas na ilha de Creta, na Grécia, datada de 2600 a.C.

Além disso, a pizza grega original tinha uma massa fina e crocante, coberta com ingredientes como azeite de oliva, queijo de cabra, ervas e mel. Era um alimento rápido e prático, perfeito para consumir durante as longas horas de trabalho no campo. Ademais, acredita-se que os gregos levaram essa receita para a Itália durante a expansão do Império Romano.

Leia mais: 7 dicas para ter autodisciplina como os espartanos

A importância da Itália no processo

No entanto, foi na Itália que a pizza ganhou popularidade e se tornou um prato tradicional. Assim, os italianos foram os responsáveis por aprimorar a receita e adicionar novos ingredientes. Por exemplo, o tomate, que foi introduzido na Europa após a descoberta das Américas. Foi assim que surgiu a famosa pizza margherita, com molho de tomate, queijo e manjericão, que homenageia a rainha Margherita de Saboia.

Apesar de os italianos terem se apropriado da pizza e a transformado em um ícone da sua culinária, é importante reconhecer a contribuição dos gregos na sua criação. Afinal, a história da gastronomia é repleta de influências e trocas culturais, e a pizza é um exemplo claro disso.

Outro fato interessante sobre a pizza é que ela foi inicialmente considerada um alimento de classe baixa. Nos bairros mais pobres de Nápoles, no sul da Itália, a pizza era vendida nas ruas por ambulantes e era uma opção barata e acessível para a população. Com o tempo, a pizza foi conquistando paladares e se espalhando por toda a Itália e, posteriormente, pelo mundo.

Leia mais: Por que não sobreviveríamos na Grécia Antiga nem 24 horas?

Um dos pratos mais populares do mundo

Hoje em dia, a pizza é um dos pratos que mais se consomem em todo o mundo, com inúmeras variações de sabores e estilos. Por exemplo, cada região da Itália tem a sua própria versão de pizza, com ingredientes e técnicas de preparo diferentes. Além disso, é possível encontrar pizzarias especializadas em diversos países, que oferecem uma ampla variedade de pizzas para todos os gostos.

A história da pizza é interessante e nos mostra como a culinária é uma forma de expressão cultural e de conexão entre os povos. Apesar de não terem sido os inventores da pizza, os italianos certamente contribuíram para a sua popularização e difusão pelo mundo. Portanto, da próxima vez que saborear uma deliciosa fatia de pizza, lembre-se de agradecer aos gregos pela sua criação!

você pode gostar também