Brazil Greece

»

»

Ranking revela as cidades mais caras do mundo para viver! Veja quais são

| Em 07/12/2023 às 08:13
Freepik.

O custo de vida, no geral, aumentou de forma significativa nos últimos anos. Mais precisamente, 7,4%, segundo o índice da Economist Intelligence Unit (EIU), divisão de pesquisa e análise do Economist Group. Como é de praxe, o grupo divulgou seu ranking anual e, nele, revelou quais são as 10 cidades mais caras do mundo para viver.

Sim, viver está mais caro. Segundo o Índice Anual de Custo de Vida, embora inferiores que os do ano passado (8,1%), os resultados de 2023 preocupam. Só para ter uma ideia, os números ainda são mais altos que as tendências de 2017 a 2021.

O instituto conduziu a pesquisa entre 14 de agosto e 11 de setembro. Nela, considerou 200 produtos e serviços nas 173 principais cidades do mundo. De modo geral, os alimentos são os itens que continuam a subir. Por outro lado, os serviços públicos apresentaram reajuste mais lento.

Singapura e Zurique: empatadas entre as cidades mais caras do mundo

Na lista das dez cidades mais caras do mundo, quatro ficam na Europa Ocidental. Muito disso se deve à inflação persistente em itens como alimentos e roupas, além da valorização do euro.

Já as cidades mexicanas de Santiago de Querétaro e Aguascalientes registraram os maiores ganhos, sobretudo pelo fortalecimento do peso em relação ao dólar e aumentos nas taxas de juros.

Por outro lado, as cidades chinesas caíram no ranking por diferentes fatores. Por exemplo, a lenta recuperação econômica pós-pandemia, demanda do consumidor contida e depreciação da moeda.

Da mesma forma, Moscou e São Petersburgo, ambas cidades russas, tiveram a maior queda devido a sanções que enfraqueceram o rublo.

Quando consideramos o “top 10”, Singapura manteve sua posição como a cidade mais cara do mundo neste ano. Aliás, a gigante lidera o levantamento pela nona vez em 11 anos. Mas, em 2023, compartilha o primeiro lugar com Zurique, Suíça, que retorna ao topo após três anos.

Logo em seguida, temos Nova York, ocupando, então, a 3ª posição. No mesmo patamar, mais uma cidade suíça, Genebra. Veja a lista completa:

1º: Singapura (Singapura) e Zurique (Suíça)

3º: Genebra (Suíça) e Nova York (EUA)

5º: Hong Kong (Hong Kong)

6º: Los Angeles (EUA)

7º: Paris (França)

8º: Copenhague (Dinamarca) e Tel Aviv (Israel)

10º: São Francisco (EUA)

Leia mais: Os 8 melhores mercados de Natal pelo mundo, em 2023

E as cidades mais baratas?

Mas, nem tudo são pedras e ouro! Além das cidades mais caras do mundo, o ranking revelou aquelas que são as mais baratas!

Apesar de registrar um aumento de 321% nos preços em comparação anual, Damasco conquistou a posição de cidade com o menor custo de vida. Em seguida, Teerã, no Irã, com uma alta taxa de inflação de aproximadamente 49%, e Trípoli, na Líbia. Esta, por sua vez, viu um aumento modesto de 5% nos preços no último ano.

Confira a lista que contrapõe as cidades mais caras do mundo:

163°: Buenos Aires (Argentina) e Chennai (Índia)

165°: Lagos (Nigéria)

166°: Ahmedabad (Índia)

167°: Lusaka (Zâmbia)

168°: Tunis (Tunísia)

169°: Tashkent (Uzbequistão)

170°: Karachi (Paquistão)

171°: Trípoli (Líbia)

172°: Teerã (Irã)

Leia mais: Saiu ranking das melhores sobremesas do mundo! E o Brasil tem 3 delas!

Como funciona o Índice Anual de Custo de Vida?

O índice que aponta as cidades mais caras do mundo (e, claro, as mais baratas), é feito há 30 anos. Publicado bimestralmente, em junho e dezembro, pela EIU, comparação de mais de 400 preços individuais nos 200 produtos e serviços das cidades, globalmente.

Primeiro, converte-se os dados de preços para dólares e, em seguida, faz-se a comparação tendo Nova York como cidade de referência.

Acesse a publicação, na íntegra, aqui.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

4 passos para gerenciar melhor seu tempo e alcançar suas metas

4 passos para gerenciar melhor seu tempo e alcançar suas metas

Muita gente sente que o dia nunca é suficiente para tudo o que precisa ser feito. Trabalho, estudos, compromissos pessoais e imprevistos se acumulam e, no fim, a sensação é de estar sempre correndo atrás do relógio. O que poucos percebem é que, muitas vezes, não é a...

Este é o substituto do papel higiênico que promete te fazer economizar

Este é o substituto do papel higiênico que promete te fazer economizar

Aos poucos, uma mudança silenciosa tem transformado os hábitos de higiene pessoal em diversas partes do mundo. E ela começa no banheiro. Trata-se do Washlet, um tipo de vaso sanitário inteligente que utiliza jatos de água para a limpeza íntima, uma alternativa ao...

Diga NÃO para estas 7 coisas para mudar de vida de vez

Diga NÃO para estas 7 coisas para mudar de vida de vez

Muita gente deseja viver de forma mais plena, com equilíbrio e satisfação. Mas, para isso, não basta apenas sonhar ou esperar que as coisas aconteçam por conta própria. Muitas vezes, o verdadeiro segredo está em aprender a dizer “não”. Isso significa recusar certos...

Delicioso, cremoso e saudável, veja a receita de doce de leite caseiro

Delicioso, cremoso e saudável, veja a receita de doce de leite caseiro

O doce de leite é um daqueles sabores que agradam a quase todos. Está presente tanto em cafés da manhã familiares quanto nas mais refinadas sobremesas da gastronomia brasileira e latino-americana. Mas, ao contrário do que muitos pensam, preparar essa iguaria em casa...

Pura sedução! 4 perfumes da O Boticário melhores que os importados

Pura sedução! 4 perfumes da O Boticário melhores que os importados

Durante muito tempo, os perfumes importados foram sinônimo de luxo, prestígio e qualidade inquestionável. Grifes internacionais dominaram o imaginário dos consumidores, que associavam nomes franceses e italianos a fragrâncias duradouras e marcantes. No entanto, o...

Panqueca de banana sem glúten, receita de um grego apaixonado pelo Brasil

Panqueca de banana sem glúten, receita de um grego apaixonado pelo Brasil

Quem já trabalhou em confeitarias no coração de Londres sabe o quanto o café da manhã pode ser elevado a um verdadeiro ritual de sabor. Por lá, os sabores clássicos dominam: croissants, muffins e panquecas densas que pedem uma xícara de chá forte. Mas, desde que me...

0 comentários