Brazil Greece

»

»

O quentão é brasileiro? Cervejeiro dá receita fácil e deliciosa!

| Em 07/04/2024 às 09:18

As festividades juninas já estão quase chegando e esse clima frio pede uma bebida típica diferente! Então, nada melhor que um quentão para curtir a noite! Por isso, separamos aqui uma receita de quentão tradicional muito fácil para você!

Mas, saiba que há mais de uma maneira de fazer um quentão. E, a que você verá a seguir é com gengibre e cachaça. Portanto, confira!

De onde surgiu o quentão?

Mas, antes de entrarmos na receita, venha entender a origem dessa bebida tão famosa no Brasil. O quentão é uma bebida típica das festas juninas no Brasil. Ela é uma variação do vinho quente. Porém, com uma receita um pouco diferente.

Na verdade, acredita-se quem trouxe essa bebida foram os colonizadores portugueses, que já tinham o costume de consumir vinho quente durante o inverno.

Então, ao longo dos anos, o quentão se adaptou aos poucos à cultura brasileira e ganhou novos ingredientes. Por exemplo, o gengibre e as especiarias. A bebida se popularizou nas festas juninas por ser uma opção quente e saborosa para aquecer as pessoas durante as comemorações, que geralmente acontecem no mês de junho, no período mais frio do ano.

Além disso, ele também se associa às festas juninas por ser feito com ingredientes típicos dessa época, como o cravo e a canela. Essas especiarias dão um sabor característico à bebida e contribuem para o clima festivo das comemorações juninas.

Por fim, atualmente, o quentão é uma das bebidas mais apreciadas nas festas juninas, sendo servido em barracas e quermesses por todo o país.

Leia mais: Vinho quente simples: barman gringo ensina receita fácil e rápida

Como fazer quentão tradicional de festa junina

Ingredientes:

  • 400 ml de água
  • 200 g de açúcar comum
  • 750 ml de cachaça
  • 1 gengibre (cortado em rodelas)
  • 3 paus de canela (parta-os ao meio)
  • 2 limões fatiados
  • 5 cravos

Leia mais: Queimar louro? 5 usos do louro que só os antigos conheciam

Modo de Preparo:

  1. Antes de tudo, pegue uma panela e leve-a ao fogo médio-alto. Então, logo em seguida, acrescente o açúcar comum.
  2. Feito isso, mexa aos poucos por cerca de 10 minutos, até que o açúcar tenha derretido bem e fique com cor de guaraná.
  3. Enquanto continua mexendo, vá acrescentando gradualmente a água.
  4. Faça isso até que o açúcar, que já terá virado um caramelo, tenha se misturado bem.
  5. Após essa etapa, é hora de acrescentar os outros ingredientes. Portanto, acrescente limão, canela, cravo e o gengibre.
  6. Então, aguarde até que ferva.
  7. Em seguida, assim que a mistura tiver fervido, abaixe o fogo para fogo médio.
  8. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos.
  9. Por fim, acrescente a garrafa de cachaça e deixe que ferva por mais cerca de 5 minutos.
  10. Ah, e use uma peneira para coar a mistura antes de servir

Gostou do artigo? Então confira mais conteúdos como esse e muito mais no site Brazil Greece!

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest