Receitas

O quentão é brasileiro? Cervejeiro dá receita fácil e deliciosa!

O quentão é brasileiro? Cervejeiro dá receita fácil e deliciosa!
By     -   On

As festividades juninas já estão quase chegando e esse clima frio pede uma bebida típica diferente! Então, nada melhor que um quentão para curtir a noite! Por isso, separamos aqui uma receita de quentão tradicional muito fácil para você!

Mas, saiba que há mais de uma maneira de fazer um quentão. E, a que você verá a seguir é com gengibre e cachaça. Portanto, confira!

De onde surgiu o quentão?

Mas, antes de entrarmos na receita, venha entender a origem dessa bebida tão famosa no Brasil. O quentão é uma bebida típica das festas juninas no Brasil. Ela é uma variação do vinho quente. Porém, com uma receita um pouco diferente.

Na verdade, acredita-se quem trouxe essa bebida foram os colonizadores portugueses, que já tinham o costume de consumir vinho quente durante o inverno.

Então, ao longo dos anos, o quentão se adaptou aos poucos à cultura brasileira e ganhou novos ingredientes. Por exemplo, o gengibre e as especiarias. A bebida se popularizou nas festas juninas por ser uma opção quente e saborosa para aquecer as pessoas durante as comemorações, que geralmente acontecem no mês de junho, no período mais frio do ano.

Além disso, ele também se associa às festas juninas por ser feito com ingredientes típicos dessa época, como o cravo e a canela. Essas especiarias dão um sabor característico à bebida e contribuem para o clima festivo das comemorações juninas.

Por fim, atualmente, o quentão é uma das bebidas mais apreciadas nas festas juninas, sendo servido em barracas e quermesses por todo o país.

Leia mais: Vinho quente simples: barman gringo ensina receita fácil e rápida

Como fazer quentão tradicional de festa junina

Ingredientes:

  • 400 ml de água
  • 200 g de açúcar comum
  • 750 ml de cachaça
  • 1 gengibre (cortado em rodelas)
  • 3 paus de canela (parta-os ao meio)
  • 2 limões fatiados
  • 5 cravos

Leia mais: Queimar louro? 5 usos do louro que só os antigos conheciam

Modo de Preparo:

  1. Antes de tudo, pegue uma panela e leve-a ao fogo médio-alto. Então, logo em seguida, acrescente o açúcar comum.
  2. Feito isso, mexa aos poucos por cerca de 10 minutos, até que o açúcar tenha derretido bem e fique com cor de guaraná.
  3. Enquanto continua mexendo, vá acrescentando gradualmente a água.
  4. Faça isso até que o açúcar, que já terá virado um caramelo, tenha se misturado bem.
  5. Após essa etapa, é hora de acrescentar os outros ingredientes. Portanto, acrescente limão, canela, cravo e o gengibre.
  6. Então, aguarde até que ferva.
  7. Em seguida, assim que a mistura tiver fervido, abaixe o fogo para fogo médio.
  8. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos.
  9. Por fim, acrescente a garrafa de cachaça e deixe que ferva por mais cerca de 5 minutos.
  10. Ah, e use uma peneira para coar a mistura antes de servir

Gostou do artigo? Então confira mais conteúdos como esse e muito mais no site Brazil Greece!

Talvane Póvoa

Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.