3 sinais de que estão te manipulando e como reagir a isso

Estratégias para responder de forma saudável

Se você é uma pessoa que busca agradar aos outros e se importa com suas conexões pessoais, pode ser especialmente suscetível a ser usada por pessoas manipuladoras e tóxicas. Esses indivíduos podem deixá-lo ressentido, esgotado e não ouvido nas relações. No entanto, é possível identificar esses relacionamentos tóxicos e recuperar sua autonomia pessoal.

A manipulação psicológica é uma forma de abuso em que uma pessoa faz você questionar sua sanidade e percepção da realidade. Ela mina sua confiança e aumenta sua dependência do manipulador. Responda com confiança, afirmando que seus sentimentos são válidos e você sabe o que é real.

Três sinais de que estão de manipulando

Minimização dos sentimentos

Existem vários tipos de manipulações, porém, a pior de todas é aquela em que a pessoa te faz questionar sua própria sanidade, mesmo que esteja claro que você está certo. Frases como “você está exagerando” e “você está imaginando coisas” são muito comuns nesse tipo de manipulação.

LEIA MAIS: Especialista revela 3 técnicas para superar o fim de um relacionamento

Transferência de culpa

Pessoas manipuladoras tendem a transferir sua culpa para os outros. Com o objetivo de evitar discussões, acabam minimizando os seus sentimentos, culpando-o por um problema, e passando toda a responsabilidade para você.

LEIA MAIS: Banho de sal grosso? Nada disso, veja como se livrar do mau-olhado de vez

Choro falso

Lágrimas de crocodilo são lágrimas falsas, usadas para obter simpatia ou manipular emoções. Reconheça essa tentativa de engano e exija respeito.

Para proteger sua paz, entenda que nem todos têm boas intenções e esclareça qualquer informação antes de agir. Mantenha contato com pessoas confiáveis e estabeleça limites saudáveis. Eduque-se, priorize o amor-próprio e crie uma equipe de apoio. Estabeleça limites claros e, se necessário, afaste-se completamente.

Lembre-se de que você não pode controlar o comportamento dos outros, mas pode controlar suas respostas. Ao identificar e responder ao comportamento manipulador, você estará protegendo sua paz e se defendendo contra pessoas tóxicas.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também