A Receita Federal divulgou a tão esperada data para a consulta do segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. A partir das 10h da última sexta-feira (23), os contribuintes já podem verificar se estão inclusos nessa rodada de pagamentos.
Por isso, confira todas as informações necessárias sobre o segundo lote, como consultar, categorias contempladas e datas dos próximos lotes. Além disso, estratégias para utilizar o dinheiro extra de forma inteligente.
Consulte o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023
A Receita Federal anunciou que o 28º lote de restituição do Imposto de Renda 2023 será pago no dia 30 de junho. Antes disso, a lista de contribuintes contemplados já foi liberada para consulta a partir do dia 23 do mesmo mês.
Para verificar se será contemplado nessa rodada, basta acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Consultar Restituição”. Em seguida, informe o CPF, a data de nascimento e o ano da declaração (2023). A página de consulta pode ser acessada por meio deste link.
Quem recebe no 2º lote de restituição do IR
Neste segundo lote de restituição, estarão contemplados os seguintes grupos de contribuintes:
- Idosos com 80 anos ou mais;
- Pessoas com mais de 60 anos;
- Pessoas com deficiência física, mental ou acometidas por moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja proveniente do magistério;
- Pessoas que tenham feito a declaração pré-preenchida e solicitado restituição via Pix;
- Todos os que entregaram a declaração no início do prazo.
LEIA MAIS: Como se livrar de todas as dívidas com a Caixa?
Datas dos próximos lotes de restituição
Da mesma forma que em anos anteriores, a Receita Federal dividiu o pagamento da restituição do IR em lotes. Sendo assim, além do segundo lote, é importante ficar atento às datas dos próximos pagamentos do Imposto de Renda 2023:
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
As datas para consultas da restituição do imposto de renda são informadas previamente pela Receita.
O que fazer com o dinheiro da restituição?
Mais do que saber o pagamento dos lotes de restituição do imposto de renda, vale sobretudo pensar em como usar esse dinheiro extra. Com a restituição em mãos, surge a dúvida sobre como aplicá-la da melhor forma.
A resposta varia de acordo com cada situação. Para quem está com dívidas em aberto, por exemplo, sua quitação é sempre a melhor alternativa. Principalmente porque além de se livrar dos juros, é possível negociar descontos nos valores pendentes.
No entanto, é importante avaliar cada dívida separadamente. Por exemplo, no caso de um financiamento imobiliário com juros baixos e em dia, antecipar uma parcela pode não ser vantajoso. Nesses casos, investir o dinheiro em produtos de renda fixa com liquidez diária, como títulos públicos do Tesouro Direto e CDB, pode ser uma opção mais rentável.
Por outro lado, para aqueles que não possuem dívidas com juros altos ou que estão em dia com seus compromissos, investir a restituição do imposto de renda é uma excelente alternativa. É importante conhecer o seu perfil como investidor e definir seus objetivos. Para iniciantes, recomenda-se aplicar o dinheiro em produtos de renda fixa com liquidez diária, como mencionado anteriormente, para formar uma reserva de emergência.
LEIA MAIS: Seria um sonho? Estudo paga R$100 mil para quem passar dois meses deitado
Prioridades para quem deseja gastar a restituição do imposto de renda
Se o objetivo principal é aproveitar a restituição para realizar algum desejo pessoal, é recomendado priorizar investimentos em algo que possa trazer ganhos futuros. Por exemplo, realizar um curso de aperfeiçoamento profissional pode ser uma ótima maneira de investir em si e aumentar as chances de crescimento na carreira.
A chegada do segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023 trouxe expectativas para os contribuintes. O pagamento ocorrerá no dia 30 de junho. É importante utilizar esse dinheiro extra de forma inteligente, seja quitando dívidas, investindo ou realizando investimentos que tragam benefícios futuros.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários