Por que os islandeses não possuem sobrenome? Você NÃO imagina a razão!

O nome dos islandeses não traz referência a linhagem familiar

Além dos olhos azuis e pele clara, os islandeses são conhecidos por não utilizarem o sobrenome na certidão de nascimento. O sistema de nomenclatura islandês é formado ou pelo nome do pai, ou pelo nome da mãe. Isso significa que o nome das pessoas nascidas lá não traz referência a linhagem familiar. Além disso, existem algumas regras que o nome deve seguir para ser aprovado. Para saber mais, continue a leitura!

Afinal, como fica o nome dos islandeses?

No caso dos homens, o sistema de nomenclatura é preferencialmente de origem paterna. De modo geral, os filhos recebem o primeiro nome do seu pai, com o sufixo “son” adicionado a ele. Por exemplo, se uma pessoa se chama Áki, e o primeiro nome do seu pai é Alfred, então seu sobrenome é Alfredson.

Quando Áki Alfredson tiver filhos, consequentemente eles irão adquirir o sobrenome Ákison. Já para as mulheres o sistema de nomenclatura é bem parecido, mas com o sufixo “dottir”. Assim como os homens, elas costumam levar o primeiro nome do pai.

No entanto, atualmente, já existem casos que o nome da mãe é transmitido tanto para as filhas quanto para os filhos, utilizando a mesma regra acima. Antigamente isso era um sinal de que os pais não estavam mais juntos ou que havia algum problema com o homem da família.

Além disso, existe um Comitê de Nomeação da Islândia que regula todos os nomes de recém-nascidos que podem ser aprovados. Essa lista contém 18 mil nomes masculinos e 18 mil nomes femininos. Caso os pais escolham um nome que não está presente na lista, eles precisaram iniciar uma candidatura no Comitê.

LEIA MAIS: Como Levar Tudo O Que Você Precisa Em Uma Mala De Mão E POUPAR Dinheiro?

O que acontece quando dois islandeses se casam?

Um questionamento muito comum que surge em relação aos sobrenomes irlandeses é o que acontece quando dois islandeses se casam. No caso dos islandeses, a mulher mantém o mesmo nome com o qual nasceu, mesmo após se casarem.

Agora que você já sabe o motivo dos islandeses não terem sobrenome, por que não confere mais matérias como essa no site Brazil Greece?!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais