Você sabe por que nunca esquecemos como andar de bicicleta? Descubra aqui!

Saiba o porquê não esquecemos como andar de bicicleta

Você provavelmente já ouviu falar que uma vez que se aprende a andar de bicicleta, nunca mais se esquece. Bem, saiba que já é comprovado cientificamente que essa teoria é verdadeira.

Mas afinal, por que nossa memória é tão perfeita nessas horas e, em outras, pode falhar tanto?

Então, se você também tem essa dúvida, saiba aqui como funciona o armazenamento de memória no nosso cérebro e descubra o motivo pelo qual não esquecemos como andar de bicicleta!

Por que não esquecemos como andar de bicicleta?

Existem dois tipos de memória de longo prazo: a de procedimento e a declarativa, sendo esta última dividida entre a episódica e a semântica. Segundo o neuropsicólogo Boris Suchan, em um artigo publicado na Scientific American, a memória episódica é responsável por lembrar de eventos ocorridos durante a vida.

Enquanto a semântica cuida da lembrança de fatos específicos. Já a memória de procedimento mantém conhecimentos sobre habilidades que aprendemos ao longo dos anos.

No entanto, isso não quer dizer que é impossível esquecer como se anda de bicicleta. Caso a pessoa sofra algum dano cerebral que impacte os gânglios da base, ela pode perder funções e acabar esquecendo como andar de bicicleta.

De acordo com Suchan, as memórias responsáveis pela criação e armazenamento de padrões de movimentos ficam em uma área do cérebro que sofre muito menos regeneração celular dos nervos.

Dessa forma, habilidades como andar de bicicleta e dirigir ficam registradas por muito tempo na nossa memória. Isso porque são armazenadas numa área do cérebro à parte das demais memórias, que são esquecidas mais facilmente. Por esse motivo, alguém com amnésia pode pedalar ou sair por aí dirigindo mesmo sem lembrar o próprio nome.

Agora que você já sabe o motivo pelo qual não esquecemos como andar de bicicleta, por que não confere mais matérias como essa no Brazil Greece?!

Não deixe de ficar por dentro das novidades, é só clicar aqui e selecionar a opção ✩ Seguir.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.