7 dicas infalíveis para economizar energia e pagar menos no final do mês

Segundo o ONS, há um crescimento considerável no consumo de energia nesta época.

Tempo de calor intenso, sorvetes e… contas de luz elevadas? Segundo o ONS, há um crescimento considerável no consumo de energia nesta época. Por isso, aprenda agora mesmo como economizar energia com algumas dicas fáceis!

1. Geladeira

Aquela “espiadinha” na geladeira para decidir o que comer pode custar caro. Portanto, saiba o que vai pegar antes de abrir. E lembre-se: mantenha sua geladeira em locais arejados e com espaço entre ela e paredes ou móveis.

2. Ilumine com inteligência

Lâmpadas LED são um investimento inteligente. Embora possam ser um pouco mais caras inicialmente, a economia no consumo de energia compensa – e muito! Vale muito a pena investir e ter retornos financeiros com a redução dos números na conta de luz.

Leia mais: 10 aparelhos que consomem energia mesmo desligados e você tem em casa

3. Renove seus eletrodomésticos

Aparelhos mais novos são geralmente mais eficientes. Se aquele seu eletrodoméstico antigo está consumindo muito, talvez seja a hora de considerar uma substituição por um modelo mais atual e eficiente.

4. Ar-condicionado

Apesar de ser tentador deixar o ar-condicionado ligado, este é um grande vilão da conta. O segredo é climatizar o ambiente e, depois, manter com o auxílio de um ventilador. Essa combinação pode ser muito mais amigável para o seu bolso.

5. Fornos elétricos

Ao cozinhar, aproveite ao máximo. Se tiver vários pratos para preparar, faça mais de um ao mesmo tempo. Assim, você otimiza o uso e economiza energia.

Leia mais: Afinal, quanto de energia gasta um ar-condicionado? Confira

6. Chuveiro

Se puder, opte por um banho mais refrescante, sem o uso do aquecimento. Caso precise de água morna, mantenha o chuveiro na posição “verão”. Um banho mais fresquinho pode significar um gasto menor na conta.

7. Atenção aos aparelhos ligados

Parece básico, mas é essencial: se não estiver usando, desligue. Isso vale para computadores, notebooks e outros dispositivos. E um lembrete: carregadores fora de uso não devem ficar na tomada. Além disso, jamais mantenha dispositivos em espera.

Pronto para fazer mudanças e começar a economizar? Coloque essas dicas em prática e veja a diferença na sua conta de energia e também no seu bolso no fim do mês. Boa sorte!

Caso você tenha se interessado pela matéria e queira ver mais, acesse o site do Brazil Greece!

você pode gostar também