Os relacionamentos são desafiadores. Seja a relação entre pais e filhos, entre um casal, amigos, vizinhos, profissionais ou familiares, existem sempre discordâncias e brigas.
Porém, nada disso precisa ser, necessariamente, tóxico. Se você se identifica com esses itens abaixo, então este é um sinal de alerta de que você está convivendo com pessoas tóxicas.
5 indícios de que convive com pessoas tóxicas
Você sente que precisa pisar em ovos ao falar com eles
Se você precisa lidar com explosões de raiva a todo momento, então pode estar sofrendo com pessoas tóxicas. Com o tempo, você aprende a pisar em ovos ao se comunicar, sempre com medo de ser repreendido, ou gerar uma briga, ou receber frieza e tratamento do silêncio.
LEIA MAIS: 5 características que pessoas arrogantes não conseguem esconder; você é uma?
Eles sempre são as vítimas
Se toda vez você é considerado culpado(a) por motivos minúsculos a todo momento, você pode estar sofrendo com uma pessoa tóxica.
Muitas vezes eles procuram motivos para brigar que só são razoáveis em suas próprias cabeças doentias e, por não saber como lidar com a situação, você pode se culpar por ‘’nunca entender como funciona um relacionamento’’.
Em contrapartida, eles estão sempre se colocando na posição de vítimas da sua suposta inexperiência (ainda que você já tenha se relacionado com outras pessoas).
Eles obtêm favores através de coerção
Muitas vítimas relatam a criação de regras implícitas que elas precisam obedecer no relacionamento, ainda que não as considere nem um pouco razoáveis.
Por exemplo, existem parceiros que controlam o próprio dinheiro da pessoa que está se relacionando (e manipulando) pois as colocam sempre na posição de inferior ou menos inteligente.
Por consequência, usam esse dinheiro — ou qualquer outro bem — como forma de controlá-los.
LEIA MAIS: Por que as pessoas têm inveja e como lidar com ela? Dicas que irão te ajudar!
Eles são pegajosos, especialmente após lhe magoar
Muitas vítimas de violência doméstica relatam que sofriam agressões terríveis e, logo em seguida, o agressor chorava compulsivamente, lhes enchia de carinho e prometia nunca mais fazer isso.
O nunca mais, porém, sempre chegava. Acontece algo parecido com pessoas que tem dependência emocional: elas costumam ser extremamente pegajosas e usam esse papel para exercer controle sobre o(a) parceiro(a), podendo ameaçar atentar contra a própria saúde caso a pessoa queira encerrar o relacionamento.
LEIA MAIS: 3 dicas para encontrar a pessoa certa e manter o seu amor por muitos anos
Você não se sente ouvido(a) ao expressar descontentamento
Sempre que algo é sobre eles, há uma exigência que você se comporte de certa forma, de maneira a validar o que eles estão sentindo e se desculpar imediatamente.
Não raramente você é punido(a) com chantagem emocional, punição do silêncio, entre outras técnicas de manipulações.
Porém, quando é a sua vez de manifestar descontentamento, a pessoa não costuma lhe dar atenção.
Como a recíproca não é verdadeira, você tende a pensar: ‘’não vale a pena manifestar meu descontentamento’’, não importa o quão válida seja a sua reclamação.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários