Brazil Greece

»

»

40 sobrenomes que podem te dar cidadania italiana e você não sabia

| Em 19/04/2024 às 09:30
Freepik.

Se o seu sonho é morar em um país europeu, saiba que você pode ganhar a cidadania italiana com o seu sobrenome. Por isso, aqui separamos os nomes que podem lhe dar a cidadania italiana e você nem imaginava.

Por que alguns sobrenomes podem dar cidadania italiana?

Isso ocorre porque muitos imigrantes italianos vieram para o Brasil entre os séculos XIX e XX, os quais deixaram descendentes no país de geração a geração. Assim, você pode adquirir a cidadania italiana se for um desses sucessores.

Assim, com o documento, além de poder residir na própria Itália, você tem portas abertas para circular e morar em qualquer outro país da União Europeia.

Vamos então conhecer os 40 sobrenomes que podem dar direito à cidadania italiana?

Leia mais: 6 nomes incríveis inspirados na astronomia e cheios de significado

Cidadania italiana: quais sobrenomes podem ter direito?

  1. Amato;
  2. Angelis;
  3. Barbieri;
  4. Bernardi;
  5. Bianchi;
  6. Carbone;
  7. Caruso;
  8. Cattaneo;
  9. Ceccon;
  10. Conti;
  11. Colombo;
  12. Coppolla;
  13. D’Angelo;
  14. Dalla;
  15. Esposito;
  16. Fabbri;
  17. Ferrari;
  18. Ferraro;
  19. Fontana;
  20. Gallo;
  21. Giordano;
  22. Giorgi;
  23. Grasso;
  24. Lombardi;
  25. Leone;
  26. Mancini;
  27. Marino;
  28. Morelli;
  29. Pagani;
  30. Ricci;
  31. Rizzi;
  32. Rizzo;
  33. Romano;
  34. Rossi;
  35. Russo;
  36. Spina;
  37. Spinelli;
  38. Valentini;
  39. Volpato;
  40. Zanatta.

Leia mais: 10 tipos de restaurante que você vai encontrar na Itália

Como ter direito à cidadania italiana pelo sobrenome?

Antes de mais nada, o sobrenome é um ponto sugestivo de que você pode ter direito à cidadania italiana. Porém, não é suficiente. Uma vez que é preciso provar a sua descendência, o que deve ser feito montando uma árvore genealógica.

Então, para isso, busque informações sobre todos seus parentes. Por exemplo, avós, bisavós, trisavós e assim sucessivamente. Não importa o grau de parentesco, basta ter alguma linhagem familiar, seja materna ou paterna.

Assim, nesta etapa, você deve conseguir os documentos do antepassado para comprovar sua naturalidade italiana. Logo, é preciso adquirir as certidões de nascimento, casamento e óbito (se aplicável).

Além disso, é importante ressaltar que você também deve ter em mãos a Certidão Negativa de Naturalização, que mostra que a pessoa não se naturalizou brasileira, abrindo mão da sua cidadania italiana.

Depois de conseguir todos os documentos, você deve solicitar a cidadania italiana em algum consulado no Brasil, que pode ser no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Rio Grande do Sul, entre outros.

Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando através de outros conteúdos como este aqui no Brazil Greece!

  • Rachel Luz

    Sou uma redatora apaixonada e dedicada, especializada em criar conteúdos envolventes para blogs de diversos nichos. Com uma formação em Comunicação Social, tenho um talento especial para contar histórias que capturam a atenção do leitor. Eu acredito firmemente no poder das palavras para informar, inspirar e provocar mudanças. Ao longo de minha carreira, colaborei com várias publicações online, escrevendo sobre temas que vão desde saúde e bem-estar até tecnologia e inovação. No meu tempo livre, gosto de explorar novos hobbies e de me manter atualizada sobre as últimas tendências do mundo digital.

RECENTES

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

0 comentários