Brazil Greece

»

»

40 sobrenomes que podem te dar cidadania italiana e você não sabia

| Em 19/04/2024 às 09:30
Freepik.

Se o seu sonho é morar em um país europeu, saiba que você pode ganhar a cidadania italiana com o seu sobrenome. Por isso, aqui separamos os nomes que podem lhe dar a cidadania italiana e você nem imaginava.

Por que alguns sobrenomes podem dar cidadania italiana?

Isso ocorre porque muitos imigrantes italianos vieram para o Brasil entre os séculos XIX e XX, os quais deixaram descendentes no país de geração a geração. Assim, você pode adquirir a cidadania italiana se for um desses sucessores.

Assim, com o documento, além de poder residir na própria Itália, você tem portas abertas para circular e morar em qualquer outro país da União Europeia.

Vamos então conhecer os 40 sobrenomes que podem dar direito à cidadania italiana?

Leia mais: 6 nomes incríveis inspirados na astronomia e cheios de significado

Cidadania italiana: quais sobrenomes podem ter direito?

  1. Amato;
  2. Angelis;
  3. Barbieri;
  4. Bernardi;
  5. Bianchi;
  6. Carbone;
  7. Caruso;
  8. Cattaneo;
  9. Ceccon;
  10. Conti;
  11. Colombo;
  12. Coppolla;
  13. D’Angelo;
  14. Dalla;
  15. Esposito;
  16. Fabbri;
  17. Ferrari;
  18. Ferraro;
  19. Fontana;
  20. Gallo;
  21. Giordano;
  22. Giorgi;
  23. Grasso;
  24. Lombardi;
  25. Leone;
  26. Mancini;
  27. Marino;
  28. Morelli;
  29. Pagani;
  30. Ricci;
  31. Rizzi;
  32. Rizzo;
  33. Romano;
  34. Rossi;
  35. Russo;
  36. Spina;
  37. Spinelli;
  38. Valentini;
  39. Volpato;
  40. Zanatta.

Leia mais: 10 tipos de restaurante que você vai encontrar na Itália

Como ter direito à cidadania italiana pelo sobrenome?

Antes de mais nada, o sobrenome é um ponto sugestivo de que você pode ter direito à cidadania italiana. Porém, não é suficiente. Uma vez que é preciso provar a sua descendência, o que deve ser feito montando uma árvore genealógica.

Então, para isso, busque informações sobre todos seus parentes. Por exemplo, avós, bisavós, trisavós e assim sucessivamente. Não importa o grau de parentesco, basta ter alguma linhagem familiar, seja materna ou paterna.

Assim, nesta etapa, você deve conseguir os documentos do antepassado para comprovar sua naturalidade italiana. Logo, é preciso adquirir as certidões de nascimento, casamento e óbito (se aplicável).

Além disso, é importante ressaltar que você também deve ter em mãos a Certidão Negativa de Naturalização, que mostra que a pessoa não se naturalizou brasileira, abrindo mão da sua cidadania italiana.

Depois de conseguir todos os documentos, você deve solicitar a cidadania italiana em algum consulado no Brasil, que pode ser no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Rio Grande do Sul, entre outros.

Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando através de outros conteúdos como este aqui no Brazil Greece!

  • Rachel Luz

    Sou uma redatora apaixonada e dedicada, especializada em criar conteúdos envolventes para blogs de diversos nichos. Com uma formação em Comunicação Social, tenho um talento especial para contar histórias que capturam a atenção do leitor. Eu acredito firmemente no poder das palavras para informar, inspirar e provocar mudanças. Ao longo de minha carreira, colaborei com várias publicações online, escrevendo sobre temas que vão desde saúde e bem-estar até tecnologia e inovação. No meu tempo livre, gosto de explorar novos hobbies e de me manter atualizada sobre as últimas tendências do mundo digital.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest