Brazil Greece

»

»

Um dos melhores bairros do mundo para viver fica no Brasil, segundo revista

| Em 10/02/2024 às 08:45
Freepik.

Você sabia que metade da população mundial vive em grandes cidades? Por isso, as metrópoles foram se adaptando e, ao longo dos anos, buscaram atender às necessidades de seus habitantes. Ou, ao menos, deveriam, né? Pois, se algumas não foram muito bem sucedidas neste quesito, há comunidades que se superaram. Pelo menos, estes 49 melhores bairros para viver no mundo.

O ranking tem a autoria da revista TimeOut. Para criá-lo, a publicação entrevistou 27 mil habitantes para entender suas percepções sobre diferentes tópicos. Por exemplo, gastronomia, vida noturna, cultura, sustentabilidade e espírito de comunidade.

E eis as zonas que ocuparam as melhores posições.

1. Nørrebro, em Copenhague, ocupa o primeiro lugar entre os melhores bairros para viver

É um bairro diverso, transbordando de monumentos históricos, marcado por uma arquitetura ultramoderna e repleto de restaurantes, cafés, padarias, bares de vinho… todos focados em produtos locais.

Leia mais: Roma revela incrível réplica gigante do colosso de Constantino, o Grande

2. Andersonville (Chicago)

Em segundo lugar entre os melhores bairros para viver, encontramos Andersonville, um enclave sueco histórico na cidade de Chicago. É conhecido principalmente por sua vibrante vida noturna LGBTQ+. Assim, tem diversos bares e restaurantes que se alinham na Clark Street.

Além disso, sua proximidade com as praias e parques costeiros o torna um local ainda mais atraente para viver.

3. Jongno 3-ga (Seul)

Por fim, fechando o pódio, está o bairro de Jongno 3-ga, no coração de Seul. Um distrito histórico, onde você pode encontrar desde palácios e galerias até restaurantes de comida típica da Coreia do Norte.

A lista continua com outros bairros igualmente interessantes. Por exemplo, Leith em Edimburgo, um ponto de acesso cultural e artístico. Ainda, o Distrito da Estação em Vilna, com sua arte de rua surpreendente.

O Chelsea, em Nova York, se destaca por seus espaços verdes, sustentabilidade e desenvolvimento comunitário. O top 10 dos melhores bairros do mundo para viver se fecha com o XI Distrito em Budapeste, Ngor em Dakar, Sai Kung em Hong Kong e o Richmond em Melbourne.

Leia mais: Sem tempo para ler? 5 audiolivros para descobrir o Brasil

E tem Brasil entre os melhores bairros para viver!

O bairro da Saúde, no Rio de Janeiro, é o representante brasileiro da lista. Localizado na zona portuária, fica às margens da Baía de Guanabara. E, apesar de ser um dos menores da cidade, tem muito, mas muito o que fazer. Por isso, bom usar calçados confortáveis para visitar, por exemplo:

  • Largo de São Francisco da Prainha
  • Praça Mauá
  • Arte a céu aberto, inclusive com obras do artista plástico Kobra
  • Museu de Arte do Rio (MAR)
  • Pedra do Sal
  • Morro da Conceição

Vale ressaltar que um dos melhores bairros para viver no mundo ganhou fama com os seus sobrados e ruas de paralelepípedo.

A lista completa

A lista dos melhores bairros do mundo para viver é bem eclética e contempla cidades de vários países. Por exemplo, Barcelona, Madri, Budapeste e Dublin. Dá só uma olhada:

1. Nørrebro, Copenhague

2. Andersonville, Chicago

3. Jongno 3-ga, Seúl

4. Leith, Edimburgo

5. Distrito de la estación, Vilna

6. Chelsea, Nueva York

7. XI Distrito, Budapest

8. Ngor, Dakar

9. Sai Kung, Hong Kong

10. Richmond, Melbourne

11. Neukölln, Berlín

12. Centro, Medellín

13. Dalston, Londres

14. Silver Lake, Los Ángeles

15. Dublin 8, Dublín

16. Zoloti Vorota, Kiev

17. Noord, Amsterdam

18. Villeray, Montreal

19. Surry Hills, Sídney

20. Ancoats, Manchester

21. Sagene, Oslo

22. Old Xuhui, Shanghái

23. Centro, Ciudad de México

24. Gràcia, Barcelona

25. Saúde, Río de Janeiro

26. Kemptown, Brighton

27. Sololaki, Tbilisi

28. Brickell, Miami

29. Ouseburn, Newcastle

30. Barranco, Lima

31. Chamberí, Madrid

32. Vinohrady, Praga

33. Katong, Singapur

34. Anjos, Lisboa

35. Daikanyama, Tokio

36. Haut-Marais, París

37. Al Bateen, Abu Dabi

38. Foz, Oporto

39. Central Square, Boston / Cambridge

40. Mount Pleasant, Vancouver

41. Jamestown, Accra

42. Centro, Oaxaca

43. Mouassine, Marrakech

44. Dubai Marina, Dubái

45. Kadikoy, Estambul

46. Poblacion, Manila

47. Ari, Bangkok

48. Koregaon Park, Pune

49. El Arrayán, Santiago

E aí, já planeja uma visita a um dos melhores bairros do mundo para viver? Quem sabe não pensa na sua próxima mudança?

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags: moradia

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários