Brazil Greece

»

»

Vai viajar? Saiba quanto dar de gorjeta para não cometer gafe!

Não passe perrengue!
| Em 30/10/2024 às 10:11
Freepik.

Dar gorjeta em restaurantes é uma prática que varia muito entre países e pode causar dúvidas para quem está viajando. No Brasil, embora a taxa de serviço seja opcional, ela é comumente incluída na conta, representando uma média de 10% a 13%, e muitos optam por pagar como reconhecimento ao bom atendimento. A Lei nº 13.419/2017 estabelece que a gorjeta deve ser destinada aos funcionários, sendo distribuída conforme acordos coletivos, garantindo uma remuneração adicional.

Leia mais: O robô Sophia chegou à Grécia e o povo está dividido

Como determinar o valor da gorjeta no Brasil?

Especialistas, como João Victorino, recomendam ajustar o valor de acordo com a qualidade do serviço, numa escala que varia de 10% a 25% da conta:

  • 10% para um serviço regular, abaixo da média;
  • 15% para um atendimento padrão, que atendeu bem, mas sem destaques;
  • 20% para serviços excelentes, que encantam o cliente;
  • 25% para experiências excepcionais, em que o profissional superou as expectativas.

Essa prática é opcional, mas o reconhecimento através de gorjetas tem grande impacto na renda dos profissionais de serviços, sendo uma forma de valorizar o trabalho prestado.

Leia mais: Toyota lançará picape do Corolla híbrida flex inédita: veja a previsão

Gorjetas pelo Mundo: o que esperar em cada país?

Viajar para o exterior pode trazer confusão sobre quanto deixar de gorjeta, pois cada país tem normas e práticas próprias. Em alguns lugares, a gorjeta é culturalmente esperada; em outros, pode ser vista como desnecessária ou até ofensiva.

Estados Unidos

A gorjeta é uma parte crucial da remuneração, especialmente para trabalhadores de restaurantes, que geralmente recebem entre 15% e 20% do valor da conta como gratificação. Essa prática é bem aceita e quase obrigatória, visto que o salário base de muitos profissionais do setor é reduzido, considerando que eles receberão gorjetas para complementar a renda.

Japão

Dar gorjeta não faz parte da cultura e, muitas vezes, pode ser desrespeitoso. Os profissionais de serviço acreditam que um bom atendimento já é parte do próprio trabalho, e a gorjeta pode ser mal interpretada como uma tentativa de superioridade.

China

Similar ao Japão, a prática de gorjetas é pouco comum e pode causar constrangimento. Em alguns locais turísticos e grandes redes internacionais, no entanto, as gorjetas têm se tornado mais aceitas, mas, em geral, não são esperadas.

Austrália

Como o país oferece um salário mínimo elevado, especialmente no setor de serviços, a dependência de gorjetas é mínima. Embora os clientes possam deixar um valor extra para um atendimento excepcional, essa prática não é obrigatória e raramente é solicitada.

Europa

Em muitos países europeus, a taxa de serviço já está embutida na conta. Ainda assim, é comum arredondar o valor para cima ou deixar uma pequena quantia extra como demonstração de agradecimento. Em países como França e Itália, onde o “serviço incluso” é a norma, uma gorjeta extra é um gesto de apreço, mas não é obrigatória.

Leia mais: 12 negócios rentáveis no Brasil para começar com pouca grana

Como se preparar para deixar gorjetas em viagens internacionais?

Para evitar situações desconfortáveis ou mal-entendidos, é recomendado pesquisar as práticas de gorjeta no destino antes de viajar. Muitos guias de viagem e sites turísticos fornecem informações específicas sobre a cultura de gorjetas em cada país, ajudando a garantir que você demonstre respeito e evite confusões.

Além disso, ao frequentar estabelecimentos em que a gorjeta é opcional, é válido observar a qualidade do atendimento e considerar o impacto que essa prática tem na remuneração dos trabalhadores. Em países como o Brasil, onde a gorjeta representa um complemento de renda importante para muitos, optar por pagar a taxa de serviço ou deixar uma quantia extra é uma forma de valorização do trabalho.

Assim, dar gorjeta pode ser uma forma de gratidão pelo serviço recebido, mas a prática varia culturalmente e pode não ser esperada em todas as partes do mundo.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários