Curiosidades

Você ainda guarda feridas do passado? 8 frases indicam que SIM

Você ainda guarda feridas do passado? 8 frases indicam que SIM
By     -   On

Ao interagirmos com as pessoas, lidamos com palavras e expressões que dão pistas sobre suas vivências passadas. Às vezes, é preciso compreender de onde essas falas surgem para identificar resquícios de dores sofridas no passado. Conheça algumas frases traumáticas e o contexto em que geralmente são ditas.

Pessoas que já se feriram, costumam dizer essas frases

“Eu não sou o suficiente”

Muitas vezes, aqueles que verbalizam essa frase, possuem baixa autoestima e pouco amor-próprio. Tais sentimentos podem ter origem em rejeições ou abandonos passados. Essa expressão reflete o temor de uma nova rejeição ou a sensação de que a pessoa merece alguém melhor.

“Você ainda me ama?”

Uma pergunta frequentemente proferida por pessoas com estilos de apego ansiosos. Este comportamento pode surgir tanto de experiências infantis com responsáveis inconsistentes quanto de traumas em relacionamentos passados.

Leia mais: “Tudo bem?”: Veja respostas inesperadas para a tradicional frase

“Não quero falar sobre isso”

Nem todas as pessoas que sofreram no passado estão prontas para compartilhar seus traumas. Algumas optam pelo silêncio, não porque querem esconder, mas porque reviver esses momentos é doloroso ou porque já se sentiram rejeitadas ao tentar abrir-se antes.

“Posso olhar seu telefone?”

Esta é uma das frases traumáticas que manifestam desconfiança, frequentemente ligada a traições ou enganos passados. No entanto, é essencial discernir entre legítimos medos traumáticos e comportamentos controladores.

“Você é como todos os outros”

Uma acusação que, em sua essência, traduz: “Você é como todos os outros que me machucaram”. Ela pode surgir quando a pessoa foi repetidamente ferida e começa a generalizar suas experiências.

Leia mais: Relacionamento tóxico: 6 sinais essências para identificar

“Por favor, não me deixe”

A vulnerabilidade inerente aos relacionamentos pode ser especialmente intensa para aqueles que já sofreram com abandono ou rejeição. Essa frase reflete o medo de passar por tal dor novamente.

“Eu sou inamorável”

Expressar-se dessa forma denota uma profunda dor e sensação de rejeição. Acreditar que é impossível que o amem é o resultado de traumas e rejeições que impactaram profundamente a autoimagem da pessoa.

“Eu não confio em você”

A desconfiança pode surgir por duas razões: ou porque a pessoa fez algo que comprometeu a confiança ou porque traumas anteriores criaram barreiras de confiança. É essencial identificar a origem desse sentimento.

As marcas do passado se manifestam em nossas falas e atitudes de diversas formas. Ao lidar com pessoas que apresentam tais frases em sua comunicação, é fundamental ser empático e compreensivo.

No entanto, também é vital reconhecer os próprios limites e buscar apoio quando necessário, seja por meio de terapia ou conversas com pessoas de confiança.

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.