Brazil Greece

»

»

Técnica milenar que está de volta: você sabe o que é o vinho de talha?

| Em 04/11/2023 às 19:10

O vinho de talha, herança do tempo dos romanos, vem reconquistando seu espaço nas vinícolas do sul de Portugal, em particular no Alentejo.

Com um método de produção singular e uma história profunda, este vinho tem se tornado cada vez mais apreciado, tanto por locais quanto por entusiastas de todo o mundo.

O renascer de uma técnica milenar

Ao percorrer as paisagens do Alentejo, os tradicionais sobreiros e os campos verdes marcantes tornam-se rapidamente visíveis.

No entanto, uma característica que tem retomado sua presença é o vinho de talha. Esta arte vinícola, que data da época das conquistas romanas na Península Ibérica, está vivendo um renascimento nas vinícolas contemporâneas.

Historicamente, o vinho de talha era comum nos lares alentejanos, consumido diretamente das ânforas e transferido para garrafões. Com o passar dos anos, a técnica foi se adaptando e hoje encontra espaço nas mesas dos mais renomados restaurantes da Europa e Estados Unidos.

Vinícolas reconhecidas, como a Cartuxa, estão resgatando talhas do século 19 para produzir este vinho, mantendo vivas as raízes da região.

Leia mais: Descubra quais estrelas de Hollywood produzem vinhos

A essência do vinho de talha

Para ser considerado vinho de talha, a bebida precisa ser fermentada e armazenada em grandes potes de barro, seguindo rigorosas regras da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

Estas regras estipulam, por exemplo, que o vinho permaneça em contato com as cascas das uvas na talha até, pelo menos, o Dia de São Martinho, em 11 de novembro.

O vinho de talha possui uma textura e sabor únicos. Devido à porosidade da talha, o vinho sofre uma oxigenação, conferindo-lhe um caráter mais selvagem e rústico. Os brancos podem ter aromas semelhantes ao da avelã, enquanto os tintos são frequentemente associados a especiarias.

Leia mais: 3 tipos de amizades que você precisa para ser feliz, segundo Harvard

Elaboração e armazenamento

Após a colheita, há o processamento das uvas e então a introduzem nas talhas. A fermentação ocorre naturalmente e pode durar até duas semanas.

A fermentação resulta em uma separação entre o líquido e os sólidos das uvas. Estes sedimentos formam uma barreira natural que filtra o vinho, proporcionando um sabor autêntico e intenso.

Ao visitar vinícolas no Alentejo, é difícil não notar as impressionantes talhas. Algumas, datando do século XIX, são verdadeiras relíquias que contam a história da vinificação na região. Mesmo sendo raras atualmente, representam um valioso legado, com algumas chegando a valer milhares de euros.

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

Tags: bebidas | vinhos

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest