O vinho do Porto é famoso porque leva o nome de uma cidade, localizada em Portugal. Esse produto é tão amado que tem duas datas especiais ao longo do ano — O Dia Internacional do Vinho do Porto — que se celebra nos dias 27 de janeiro e 10 de setembro. No entanto, esse vinho não é produzido na cidade que lhe originou o nome. Ficou curioso? Assim, veja a seguir essas e outras curiosidades acerca da história dessa bebida.
Uma das características mais marcantes do Vinho do Porto é a adição de aguardente vínica durante o processo de vinificação. Isso interrompe a fermentação e preserva o açúcar natural das uvas, resultando em um vinho doce e com teor alcoólico mais elevado.
LEIA MAIS: O que acontece se você tomar vinho todos os dias? O vinho tinto é saudável?
Qual é origem do Vinho do Porto?
A produção do vinho do Porto ocorre a cerca de 100 km ao leste da cidade, em uma região que acolhe cidades como São João da Pesqueira, Lamego, Régua e Pinhão, conhecida como Região Demarcada do Douro.
O local é uma área produtora de vinho há mais de um milênio; reconheceram-na oficialmente como tal em 1756 durante a monarquia portuguesa. Além disso, parte do local tornou-se Patrimônio Mundial da UNESCO em 2001. As uvas do vinho do Porto produzem vinhos superiores devido à alta altitude da região, clima frio e solo fértil. São mais de 250 mil hectares de terra que se separa entre montanhas e campos no Porto, em Portugal.
LEIA MAIS: Conheça as 7 melhores vinícolas de Portugal para não perder tempo
Mas por que esse nome?
O Porto é uma importante cidade portuária que detém um grande volume de comércio internacional. Isto levou os produtores a deslocarem o seu vinho pelo Porto depois de o envelhecerem na Região Demarcada do Douro, que é montanhosa e de difícil acesso direto. Desta forma, os produtores conseguiram vender o seu vinho por toda a Europa e os clientes passaram a chamar a bebida de vinho do Porto.
Curiosidades adicionais
Confira mais algumas curiosidades associadas a história desse vinho:
- A região do Douro é a região de vinícola mais antiga do mundo e inaugurou-se por volta de 1756;
- Sua comercialização é estritamente controlada;
- Existem 5 tipos de Vinhos do Porto diferentes conforme o tipo de envelhecimento e produção, são eles: Vinho do Porto Ruby; Tawny; Branco; LVB (Late Bottled Vintage); Vintage
LEIA MAIS: Café e Vinho: mitos nos quais você sempre acreditou; mas não são verdade!
Variedades de uvas
Assim, o Vinho do Porto é tradicionalmente produzido a partir de uma mistura de diferentes variedades de uvas, sendo as mais comuns a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinto Cão para os vinhos tintos, e a Malvasia Fina, Rabigato, Viosinho e Gouveio para os vinhos brancos.
Aqui estão alguns dos vinhos do Porto mais renomados e tradicionais
Taylor’s Port
Uma das mais antigas casas de vinho do Porto, conhecida por seus Portos Vintage excepcionais e sua variedade de alta qualidade.
Fonseca Porto
Também, reconhecida por seus Portos Vintage e Late Bottled Vintage (LBV), a Fonseca é uma das casas mais respeitadas no mundo do vinho do Porto.
Sandeman Porto
Uma marca icônica, famosa por seu logotipo distintivo e por produzir uma variedade de estilos de Porto de alta qualidade.
Graham’s Port
Conhecida por seus Portos Vintage excepcionais, bem como por sua extensa gama, que inclui Tawny, Ruby e Late Bottled Vintage.
Croft Port
Reconhecida por seus Portos Vintage e Tawnies envelhecidos em madeira, a Croft é uma das casas mais antigas de vinho do Porto, com uma história que remonta a mais de 430 anos.
Niepoort Port
Uma casa de vinho-boutique conhecida por sua abordagem inovadora e pela produção de Portos de alta qualidade, incluindo vinhos Vintage, Colheita e Tawny.
Warre’s Port
Uma das mais antigas casas de vinho do Porto, conhecida por seus Portos Vintage excepcionais e por sua reputação de qualidade e tradição.
Dow’s Port
Reconhecida por seus Portos Vintage e Tawnies de alta qualidade, a Dow’s é uma das casas mais respeitadas e tradicionais.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários