Para aqueles que ainda são iniciantes no consumo do vinho tinto, as tantas regras a respeito da bebida podem assustar à primeira vista. Até mesmo veteranos experientes ocasionalmente sentem dificuldades em entender o vasto número de uvas e denominações regionais. Porém, ser apreciador de uma bebida específica não precisa ser assustador e nem desanimador. Sendo assim, confira os 7 principais erros que as pessoas cometem ao beber vinho tinto e não erre mais!
7 Erros que você provavelmente já cometeu ao tomar um vinho
Esta lista pode ser usada como um guia para evitar equívocos em relação ao vinho tinto e ampliar seus conhecimentos. Portanto, será de extrema utilidade na próxima vez que for servir uma boa taça da bebida.
Se apegar a apenas uma variedade e estilo
Os vinhos tintos possuem muita personalidade independente da sua faixa de preço, sendo assim, sempre que possível, saia da zona de conforto e escolha um outro rótulo ou uma outra uva.
Comprar vinho em qualquer lugar
Os supermercados são perfeitos pela comodidade que oferecem, no entanto, não são a melhor opção na hora de comprar um vinho. Para uma boa experiência, opte sempre por uma loja de vinhos especializada, uma vez que, a mesma oferece o benefício de uma equipe experiente e treinada.
LEIA MAIS: O Que Acontece Se Você Tomar Café Todos Os Dias? 5 Fatos Inesperados!
Não ler cuidadosamente o rótulo do vinho que deseja comprar
Os designs presentes nas garrafas de vinhos podem pregar peças, por este motivo, o recomendado é sempre ler cuidadosamente o rótulo da bebida. Uma vez que, uma garrafa bonita não significa necessariamente qualidade.
Crer que quanto mais velho o vinho é, melhor o seu sabor
Quando se trata de vinhos tintos, há um senso comum de que quanto mais velho o vinho for, melhor ele será. Embora a regra se aplique a algumas bebidas, isso não inclui todos os vinhos tintos. Nem todas as uvas têm a mesma capacidade de envelhecimento e nem todos os vinhos são desenvolvidos igualmente.
Evitar comprar vinhos com tampa de rosquear
Vinhos que possuem rosca ao invés de rolha também podem ser de boa qualidade, basta ler o rótulo para entender a real composição da bebida. Além de mais fáceis de abrir, também evitam respingos na hora de servir.
Não gelar o vinho
A noção de que o vinho tinto é melhor servido à temperatura ambiente é ultrapassada. Muito embora tal regra possa se aplicar para alguns países, ela não se aplica a todos ao redor do globo. Sendo assim, fique à vontade para colocar o seu vinho tinto na geladeira!
Usar qualquer taça para servir o vinho
Algumas regras existem por um motivo, e usar uma taça apropriada para servir o vinho tinto é uma delas. De acordo com um estudo japonês publicado na renomada Analyst em 2015, servir vinho tinto em um copo Bordeaux redondo mantém o álcool próximo à borda, permitindo que sabores e aromas no centro do recipiente sejam sentidos com o mínimo de intrusão do álcool.
Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!
0 comentários