Se você já comprou frango no supermercado ou comeu em um restaurante, é provável que tenha notado algumas listras brancas na carne. Porém, essas listras têm sido motivo de preocupação para muitas pessoas. Mas, será que elas fazem mal? Bem, aqui você verá o que são as listras brancas no frango, se fazem mal e o que isso pode significar para a qualidade da carne.
O que são as listras brancas?
Antes de mais nada, as listras brancas são faixas de gordura que aparecem na carne de frango. Além disso, elas são mais visíveis em peitos de frango, mas também podem ser encontradas em outras partes do animal. Também podem variar em tamanho e quantidade, desde pequenas linhas até grandes faixas que cobrem uma parte significativa da carne.
Mas, por que elas existem? Bem, a sua causa é o acúmulo de gordura intramuscular, que ocorre quando os músculos do frango crescem rapidamente. Ademais, isso pode acontecer devido a fatores como genética, alimentação e criação intensiva de aves.
Leia mais: Por que há pessoas colocando SAL no guarda-roupa?
Fazem mal para a saúde?
Embora as listras brancas possam afetar a aparência e a textura da carne de frango, atualmente não há evidências de que elas sejam prejudiciais à saúde humana. Estudos mostraram que a presença de listras brancas está associada a um maior teor de gordura e menor teor de proteína na carne de frango. Porém, os efeitos específicos para a saúde ainda não são claros.
É importante ressaltar que o frango em si é uma fonte de proteína magra e uma opção saudável quando consumido com moderação. No entanto, se você estiver preocupado com a presença de listras brancas, pode optar por cortes de frango com menos gordura, como peito de frango sem pele.
Leia mais: Quase todo mundo guarda papel higiênico do jeito errado, e você?
O que isso pode significar para a qualidade da carne?
Embora as listras brancas não sejam prejudiciais à saúde, elas podem afetar a qualidade da carne de frango. Por exemplo, a presença de listras brancas está associada a uma textura mais macia e menos firmeza na carne. Além disso, a carne com essas listras tende a reter mais água durante o cozimento, o que pode resultar em uma carne mais seca.
Ainda, para os produtores de frango, elas podem ser um problema, pois a presença dessas faixas de gordura pode afetar o valor comercial da carne. Consumidores podem preferir cortes de frango sem listras brancas, devido à percepção de uma carne de melhor qualidade.
Por fim, para lidar com o problema das listras brancas, os produtores estão buscando soluções, como melhorar a genética das aves, ajustar a alimentação e as condições de criação. Essas medidas podem ajudar a reduzir a ocorrência de listras brancas e melhorar a qualidade da carne de frango.
E aí, agora que você já sabe o que são as listras brancas no frango, você vai continuar comendo?
0 comentários