Receitas

Xeque mate: barman ensina receita do drink do Carnaval 2024

Xeque mate: barman ensina receita do drink do Carnaval 2024
By     -   On

O Xeque Mate é um drink que ganhou popularidade no Carnaval por sua refrescância e sabor diferenciado. A bebida é uma mistura de chá-mate, guaraná, suco de cítricos e rum, ideal para os dias quentes do Carnaval. Por isso, aqui, um barman separou para você como fazer o drink xeque mate. Porém, lembre-se de apreciar com moderação.

Como surgiu o drink xeque mate

Antes de mais nada, o drink “Xeque Mate” surgiu em 2015 em Belo Horizonte, como uma criação caseira para eventos e festas. Inicialmente, a bebida era uma mistura de chá-mate e guaraná, popular entre os mineiros, e ganhou uma versão alcoólica que rapidamente conquistou a cidade.

Um dos fundadores da marca, Gael Rochael, relata que a ideia inicial era apenas criar uma bebida prática e saborosa para os amigos, sem pretensões de um grande negócio. Porém, com o tempo, a receita evoluiu para incluir rum e limão, e o drink passou a ser comercializado, ganhando popularidade em supermercados e festas, especialmente durante o Carnaval.

Leia mais: 6 pratos deliciosos para um típico café da manhã grego

Algumas curiosidades sobre a bebida

O Xeque Mate ganhou destaque nos blocos de rua, especialmente em São Paulo, e é vendido em latas de diversos tamanhos. Além disso, a combinação de ingredientes cria uma bebida com um teor alcoólico de aproximadamente 8%.

Como fazer o drink Xeque Mate

Para preparar o Xeque Mate, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • Gelo a gosto
  • 50 ml de rum
  • 100 ml de chá-mate
  • 100 ml de guaraná
  • Suco de limão ou laranja
  • Rodelas de limão ou laranja para decoração

Modo de Preparo:

O preparo do Xeque Mate é simples:

  1. Primeiro, coloque gelo em um copo.
  2. Então, adicione uma parte de rum.
  3. Em seguida, acrescente duas partes de chá-mate e duas de guaraná.
  4. Misture bem.
  5. Então, adicione suco de limão ou laranja a gosto.
  6. Misture novamente.
  7. Por fim, termine com rodelas de limão ou laranja.

Leia mais: O elixir dourado da mitologia grega que você ainda pode usar

Dicas

O drink pode ser servido em copos térmicos para manter a bebida fresca durante o Carnaval. Além disso, você pode experimentar variar as proporções dos ingredientes para encontrar o equilíbrio de sabor que mais lhe agrada.

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.