Xô, falsidade! 9 dicas para diferenciar amigos falsos dos verdadeiros

Aprenda a reconhecer os sinais claros de uma amizade tóxica, como inveja e a necessidade de atenção excessiva

Amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração, certo? Mas, e quando o amigo é falso, guardamos onde?

Pois é, às vezes, julgamos ter amizade verdadeira com algumas pessoas quando, na verdade, o sentimento nem é tão genuíno assim. E, como diferenciar amigos falsos dos verdadeiros?

Sem dúvidas, amizades são verdadeiros tesouros, aquele amor que nunca morre nem nos deixa na mão.

Conforto quando mais precisamos, bronca nos momentos em que devemos melhorar e comemorações nas situações felizes. Porém, há também amizades tóxicas que, em vez de benefícios, sugam energia. 

Veja como identificar amigos falsos em alguns sinais que, na verdade, são bem simples de perceber. Você vai ver que, de fato, as red flags estão bem mais acesas do que imaginava.

Saiba como identificar amigos genuínos dos falsos

Inveja

Quando você compartilha uma conquista com seu amigo ou amiga, qual é a reação? Vibra de alegria ou dá só um sorrisinho amarelo?

Caso a segunda opção seja a resposta, é possível que a pessoa esteja sentindo inveja. Nesse caso, é importante evitar essa energia negativa em sua vida.

E, pior ainda, um dos pontos que diferenciam amigos falsos dos verdadeiros é a premissa: vê-lo bem, mas nunca melhor do que eles.

Quando a amizade é genuína, a pessoa não quer ser ou parecer superior, mas ver você realmente crescendo. Por outro lado, o falso amigo vai inferiorizá-lo e até demover ideias boas que, porventura, você tenha. 

Negatividade

Claro que nem todo mundo tem uma vida perfeita e sempre feliz. Por isso, você pode encontrar um amigo passando por problemas pessoais e até sair se sentindo um pouco pesado.

O problema, porém, é a pessoa ser sempre negativa, ainda que não passe por nenhuma dificuldade. 

Falam mal dos outros pelas costas

Uma das formas de diferenciar os amigos falsos dos verdadeiros é quando a pessoa fala mal das outras pelas costas e, principalmente, está sempre atrás de fofoca. Possivelmente, faz o mesmo com você. 

Não fazem questão da sua companhia

Seu amigo ou amiga faz planos, mas, sempre cancelam depois? Afasta-se dessa amizade! A gente sabe que imprevistos acontecem, mas se esses cancelamentos e adiamentos são frequentes, a pessoa não faz tanta questão da sua companhia. Da mesma forma, quando não se comprometem com nada planejado em conjunto. 

A culpa é sempre sua

Colocar a culpa em si mesmo quando as coisas dão errado e considerar que a outra pessoa está sempre certa são sinais claros de falsos amigos.

Por exemplo, se um plano não dá certo ou o jantar não sai conforme o esperado, a pessoa deve analisar as circunstâncias e não se culpar imediatamente.

Uma extensão disso é a pessoa não te defender em alguma situação, principalmente se você está certo. Atente-se a esta forma de diferenciar os amigos falsos dos verdadeiros. 

LEIA MAIS: Por que é difícil fazer amigos depois dos 30? 4 dicas para ter amigos de verdade!

A crítica disfarçada de elogio ajuda a diferenciar amigos falsos dos verdadeiros

Por que manter por perto uma pessoa passivo-agressiva que critica disfarçadamente sob a forma de elogios ou brincadeiras? Enquanto a crítica construtiva é sempre bem-vinda, as ironias e falsos elogios não têm lugar na vida.

Reis ou rainhas do drama

Embora possamos fazer um drama ocasionalmente, uma forma de distinguir amigos falsos dos verdadeiros é observar se a pessoa é excessivamente dramática em todas as situações.

Ou seja, um conflito interno frequente, a mania eterna de brigar com o mundo e achar que todos estão contra ela. 

Além disso, amigos falsos sempre têm pavio curto com você e ainda adoram descarregar seus próprios problemas em outra pessoa. 

“Eu quero ter um milhão de amigos…”

Sem dúvidas, ter um grande círculo de amizades é muito legal. Mas, a gente precisa dosar isso e até valorizar aqueles amigos de verdade.

Por isso, observe se a pessoa está sempre cercada de gente e até muda um pouco o comportamento com você, quando tem outras por perto. 

Essa é uma forma importante de diferenciar amigos falsos dos verdadeiros e avaliar, inclusive, se você é “descartável”. De repente, ela só está por perto para tirar algum tipo de vantagem pessoal, o que é bem triste. E, mesmo quando você precisa, a pessoa, na verdade, não fica ao seu lado. 

LEIA MAIS: 5 frases que você nunca deve usar em uma conversa; se quiser ter amigos!

O fato da pessoa somente falar sobre si mesma é um indicativo para distinguir amigos falsos dos verdadeiros

Monólogos são apropriados para apresentações teatrais, mas em encontros entre amigos ou na roda de bar, quando uma pessoa monopoliza a conversa, isso pode ser um sinal de narcisismo.

A situação pode ser ainda pior quando a pessoa busca atenção excessiva, como se fosse a única importante no momento.

Então, bora diferenciar os amigos falsos dos verdadeiros e focar nas boas amizades? E, se quiser ler outros artigos semelhantes, fique ligado aqui, no site Brazil Greece

você pode gostar também