A alimentação, sem dúvidas, tem impacto direto no nosso organismo. Isso inclui, por exemplo, a aparência da pele. Por isso, vale muito saber quais são os alimentos que envelhecem e, claro, reduzir o seu consumo.
Mas, por que alguns alimentos são responsáveis por deixar a pele com aspecto envelhecido? A princípio, isso acontece devido à ação conjunta dos produtos avançados de glicação (AGEs) e exposição solar.
Traduzindo, estes produtos resultam da reação das moléculas de glicose com proteínas do organismo. Com isso, gera-se a glicação que, acredite, só piora pelos maus hábitos. Por exemplo, má alimentação e falta de sono.
Então, vamos mudar essa dieta e evitar, de vez, os alimentos que envelhecem a pele?
Quais alimentos envelhecem a pele?
Embora seja um processo natural, há fatores que aceleram o envelhecimento. Entre eles, uma dieta pouco saudável, aliada à exposição excessiva ao sol.
Assim, para frear o desgaste da epiderme, é bom cortar estes alimentos que listamos a seguir.
Refrigerantes
Lembra que a glicação é a vilã do envelhecimento da pele? Então, não é tão surpreendente que o refrigerante esteja nesta lista. Primeiro, por serem ricos em açúcar. Ademais, recebem a adição de adoçantes artificiais.
Tanto o colágeno e elastina são impactados para, consequentemente, haver a formação de rugas.
Leia mais: 5 alimentos que você jamais deve comer à noite, pois podem dar problema
Chocolate
Sim, infelizmente, o chocolate está entre os alimentos que envelhecem. Ainda que o cacau tenha flavonoides e outros componentes que só fazem bem, tudo isso se perde no processamento.
Pensa que acabou? Nananinanão! As barras ainda têm farinha branca, açúcar e gordura hidrogenada. Um trio para lá de maléfico para a saúde da derme.
Macarrão instantâneo é um dos alimentos que envelhecem
Sabe aquele miojo que salva a vida quando está sem tempo para uma refeição saudável? Pois bem, embora te ajude neste quesito, só contribui com o aspecto envelhecido da pele.
Isso se dá pela soma de sódio em grande quantidade e outros aditivos artificiais.
Batatas fritas
Aqui temos um exemplo que faz mal em vários sentidos. Altamente processadas e ricas em gordura trans, as batatas fritas também envelhecem a pele.
Assim como o refrigerante, este alimento gera glicação. Um prato cheio para as tão indesejadas ruguinhas, graças à ação dos radicais livres que só destroem o colágeno.
Carnes processadas
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as carnes processadas fazem mal para a saúde em geral. Então, quem somos nós para desrespeitar, hein?
Porém, aqui, entram como alimentos que envelhecem devido aos aditivos que causa inflamações e também danificam o colágeno da pele. Nessa “turma”, entram, por exemplo, salsicha, calabresa, bacon e linguiça.
Açúcar, claro, está entre os alimentos que envelhecem
Os doces e bolos não só envelhecem, como também podem provocar acne. Ou seja, nada bons para a pele, né? Então, o ideal é substituir todo esse açúcar mel e frutas.
E, se ainda for preciso, troque por açúcar demerara ou o adoçante xylitol.
Margarina
A gente vai falar do pão daqui a pouco, mas de nada adianta eliminá-lo se continuar com a margarina. E sabe por que ela está entre os alimentos que envelhecem?
Pelo mesmo motivo da batata frita: a gordura hidrogenada/trans! E, mais ainda, os aditivos químicos que deixam a pele vulnerável à radiação ultravioleta. Como resultado, “vão para o espaço” tanto o colágeno quanto a elastina, ambos responsáveis pela sustentação da pele.
Leia mais: 4 alimentos ricos em carboidratos, mas cheios de benefícios para o seu corpo
Pão
Sim, o pão nosso de cada dia, infelizmente, é um dos alimentos que envelhecem. Da mesma forma, aquele croissant delicioso da padaria e mesmo os pães de forma.
Estes itens são ricos em farinha branca e, ainda, carboidratos. Uma combinação perfeita para ativar os radicais livres.
Entre os alimentos que envelhecem estão os sucos industrializados
Que tal trocar os sucos de caixinha, que são puro açúcar e sódio, pelos naturais? Assim, evita a desidratação da derme e, consequentemente, o envelhecimento da pele.
Álcool
Por fim, trouxemos ele que, até não é bem um alimento, mas envelhece bem a pele: o álcool. Repare que, após um happy hour, você fica com aparência de inchaço no rosto e vermelhidão. Isso acontece por afeta o colágeno. Assim, bebidas alcoólicas em excesso ajudam na formação das rugas.
Sem falar no esgotamento de nutrientes importantes, como vitamina A, e desidratação.
Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!
0 comentários