Brazil Greece

»

»

20 nomes próprios que não podem ser registrados no Brasil – Você sabia?

| Em 14/02/2024 às 18:27

Pode até parecer algo radical, mas não é: os cartórios do Brasil podem, sim, se recusar a registrar o nome de uma criança, caso entendam que ela pode ser prejudicada futuramente por conta dele.

Diante disso, quais seriam esses nomes que o cartório não permite o registro aqui no país? Confira agora, os 20 nomes que os cartórios acreditam serem cômicos o suficiente para que a tentativa de registro seja questionada.

Lei Federal 6.015

Essa questão de registro de nomes regulou-se pela Lei Federal 6.015, em vigor desde o ano de 1973. E, segundo o Artigo 55º, aborda a questão de que:

O Artigo 55 estabelece que todo indivíduo tem direito a um nome, composto por prenome e sobrenome. É importante ressaltar que o prenome deve acompanhar os sobrenomes dos genitores ou ascendentes, em qualquer ordem. Ademais, caso haja a inclusão de um sobrenome de um ascendente que não conste nas certidões apresentadas, é necessário fornecer as certidões necessárias para comprovar a linha ascendente.

  • 1º o oficial de registro civil não registrará prenomes suscetíveis de expor ao ridículo os seus portadores, observado que, quando os genitores não se conformarem com a recusa do oficial, este submeterá por escrito o caso à decisão do juiz competente, independentemente da cobrança de quaisquer emolumentos.

LEIA MAIS: 6 nomes próprios que eram bem comuns nos anos 50; veja se o seu é um deles!

Os 20 nomes que o cartório não permite o registro

Vale ressaltar que não existe exatamente uma lista com nomes proibidos para o registro. Realiza a avaliação dos nomes pessoalmente, por meio do escrivão.

No entanto, há uma lista de nomes que já passaram por uma tentativa de registro e são incorretos para cadastro no DataSUS. Confira:

  1. Esfiha;
  2. Boca Banguela;
  3. Encantada;
  4. Andarilho;
  5. Não identificado;
  6. Carimbo;
  7. Cadáver;
  8. Mamãe Noel;
  9. Biscoito recheado;
  10. A mesma;
  11. A declarar;
  12. Túnel do afogamento;
  13. Pimpolho;
  14. Rua sem saída;
  15. Massa folhada;
  16. Diretoria;
  17. ABC Lopes;
  18. Zona de agrião;
  19. Errata;
  20. Brilhantina.

Mas é importante esclarecer que os nomes mencionados na lista são exemplos de casos extremos e incomuns, nos quais os cartórios podem recusar o registro com base no Artigo 55 da Lei Federal 6.015/73, que proíbe o registro de prenomes que possam expor ao ridículo os seus portadores. No entanto, esta não é uma lista oficial e exaustiva de nomes proibidos.

Cada caso é avaliado individualmente pelo oficial de registro civil, que tem o poder discricionário para determinar se um nome pode ou não ser registrado. Além disso, a legislação permite que os genitores recorram à decisão do oficial e solicitem a análise do juiz competente.

Portanto, é importante que os pais considerem a responsabilidade ao escolher o nome de seus filhos, evitando nomes que possam causar constrangimento ou ridicularização no futuro.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Rachel Luz

    Sou uma redatora apaixonada e dedicada, especializada em criar conteúdos envolventes para blogs de diversos nichos. Com uma formação em Comunicação Social, tenho um talento especial para contar histórias que capturam a atenção do leitor. Eu acredito firmemente no poder das palavras para informar, inspirar e provocar mudanças. Ao longo de minha carreira, colaborei com várias publicações online, escrevendo sobre temas que vão desde saúde e bem-estar até tecnologia e inovação. No meu tempo livre, gosto de explorar novos hobbies e de me manter atualizada sobre as últimas tendências do mundo digital.

Tags: cartorio | leis | nomes

RECENTES

Embrapa lança bebida fermentada e o sabor você nem imagina

Embrapa lança bebida fermentada e o sabor você nem imagina

O mercado brasileiro está recebendo uma novidade no mercado. Isso porque, vem chamando a atenção o lançamento de uma bebida fermentada de acerola, desenvolvida pela Embrapa. Criada para agregar valor à acerola, essa bebida resultou de uma estratégia para reduzir...

12 negócios rentáveis no Brasil para começar com pouca grana

12 negócios rentáveis no Brasil para começar com pouca grana

Considerando iniciar seu próprio negócio, mas inseguro quanto ao investimento inicial? Bem, não é fácil empreender no Brasil, disso provavelmente você já sabe. Mas há possibilidades de negócios que podem surgir com somente R$ 600. Por isso, separamos aqui algumas...

As pessoas gostam mais de você do que imagina? Harvard responde!

As pessoas gostam mais de você do que imagina? Harvard responde!

À medida que buscamos nos aprimorar, nos esforçamos para ser uma versão melhor de nós mesmos. No entanto, é comum que, apesar desse esforço, ainda sintamos que não somos bons o suficiente ou que os outros talvez não nos apreciem tanto quanto gostaríamos. Esse...

22 ideias para fazer com seu parceiro e nunca se entediar

22 ideias para fazer com seu parceiro e nunca se entediar

É fácil cair na rotina em um relacionamento, especialmente se os namorados não dedicam um tempo para se divertir juntos e explorar novas experiências. No entanto, ao integrar atividades divertidas e fora do comum, é possível reacender a chama e fortalecer a conexão...

5 coisas que separam os pobres dos ricos e você não sabia

5 coisas que separam os pobres dos ricos e você não sabia

Já se perguntou por que certas pessoas parecem nunca atingir estabilidade financeira, enquanto outras acumulam patrimônio e enriquecem? Embora existam diversos fatores econômicos, sociais e até geográficos que influenciam a situação financeira de uma pessoa, muitos...

5 destinos de viagem que já não cabem no bolso da classe média

5 destinos de viagem que já não cabem no bolso da classe média

Viajar é um dos maiores prazeres da vida e um sonho cultivado por muitas famílias de classe média, ansiosas para explorar destinos exóticos e culturas diferentes. Contudo, o aumento nos custos de viagem, refletindo a inflação global, alta nas tarifas de voos e...

4 formas de você estudar em outro país sem pagar

4 formas de você estudar em outro país sem pagar

Estudar em outro país é um sonho para muitos, permitindo uma imersão em uma nova cultura, o aprendizado de uma nova língua e o acesso a diferentes abordagens acadêmicas. No entanto, para muitos, os custos são um obstáculo, tornando a ideia de estudar no exterior...

0 comentários

Pin It on Pinterest