Bluetooth ligado? Veja 3 motivos que te farão desligá-lo imediatamente!

Deixar o seu bluetooth ligado sem necessidade pode gerar algumas complicações, confira.

O celular de hoje é um hub de telecomunicações com múltiplas conexões. Os avanços tecnológicos possibilitaram que qualquer dispositivo tenha pelo menos recursos de Wi-Fi, dados móveis e Bluetooth. Muitas pessoas ativam o Bluetooth no telefone, mas esquecem de desligá-lo no final do dia.

Confira 3 motivos para você não deixar seu BLUETOOTH ligado

Vulnerabilidade a malwares e criptografia

Quando o Bluetooth está ativado, seu dispositivo fica vulnerável à criptografia Uma das falhas do Bluetooth permite que os hackers enfraqueçam a criptografia da conexão entre dois dispositivos, facilitando a quebra do código. Conhecido como KNOB, que significa “Key Negotiation over Bluetooth”. Além disso, as conexões Bluetooth são um ponto de entrada para outros malwares. Alguns exemplos de vírus que podem se espalhar dessa maneira são:

  • Bluejacking: um invasor usa uma conexão para se conectar a um dispositivo e enviar mensagens para outros dispositivos próximos;
  • Bluebugging: Os cibercriminosos obtêm privilégios e executam qualquer tipo de tarefa em um dispositivo. Com isso, conseguem controle e acesso a informações privilegiadas;
  • Bluesnarfing: um invasor pode obter acesso a informações gerais em um computador. Assim, ele pode roubar seus arquivos multimídia, e-mails, mensagens e muito mais.

LEIA MAIS: 5 erros que você comete e que estão destruindo o seu celular ; Confira!

Consumo de bateria

As baterias dos smartphones modernos têm capacidades maiores do que nos anos anteriores, e a energia costuma ser usada para jogos, aplicativos exigentes e quando a tela está ligada. O Bluetooth normalmente consome menos de 4% da duração da bateria. No entanto, desativá-lo pode adicionar 10 a 15 minutos extras a um dispositivo que normalmente oferece 5 horas de tela. Tempo esse, que pode ser essencial em situações onde você não tenha como recarregar o celular com frequência.

LEIA MAIS: 15 aplicativos que ACABAM com a bateria do seu celular ; e que você usa!

Privacidade

Um receptor Bluetooth em uma loja pode dizer quando um cliente está na loja — para isso, basta ligar a conexão com o smartphone. Esse recurso é usado para enviar anúncios direcionados aos consumidores. No entanto, o problema pode ser muito maior do que isso: quanto mais receptores Bluetooth houver em uma cidade, mais as empresas podem obter um relatório completo sobre os hábitos do usuário, incluindo estimativas de gastos e até motivações para realizar certas compras.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais