5 profissões que garantes ISENÇÃO do IPVA em 2023 – Veja se você tem direito!

Veja a lista das profissões que garantem gratuidade no IPVA em 2023!

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo anual que todo dono de veículo deve pagar para contribuir com a manutenção e recuperação de rodovias.

No entanto, apesar de ser um imposto obrigatório, existem alguns grupos de pessoas que estão isentos de pagá-lo em 2023.

Quer saber se você se enquadra nos requisitos da gratuidade? Então, continue a sua leitura até o final e confira a lista das profissões que garantem isenção do IPVA no próximo ano!

A isenção do IPVA 2023 – Como funciona?

A isenção do IPVA é um dos benefícios que todo motorista almeja receber. Mas, infelizmente, não são todos que estão enquadrados dentro das exigências!

Para garantir a gratuidade no imposto, alguns estados costumam deliberar algumas regras. Dentre elas, uma das mais comuns é o prazo estipulado do ano de fabricação do veículo. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima: 10 anos ou mais;
  • Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Rio de Janeiro: 15 anos ou mais;
  • Mato Grosso: 18 anos ou mais;
  • São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul: 20 anos ou mais;
  • Alagoas: 23 anos ou mais;
  • Santa Catarina: 30 anos ou mais.

Além disso, as isenções também são concedidas a PCDs e pessoas com doenças graves ou de grande impacto na qualidade de vida, como, por exemplo, autismo e câncer. Contudo, alguns profissionais também podem ter direito a gratuidade. Confira a seguir!

LEIA MAIS: Confira O Seu Bolso! 3 Moedas Raras Valiosas Podem Valer Até R$ 10 Mil!

Profissões que garantem isenção do IPVA 2023

  • Taxistas e mototaxistas;
  • Transporte de pessoas com direito diplomático;
  • Donos de ônibus ou vans de transporte escolar;
  • Donos de maquinário de construção civil;
  • Donos de máquinas agrícolas.

LEIA MAIS: 3 golpes muito comuns em postos de gasolina que você tem que conhecer!

O que acontece se eu não pagar o IPVA 2023?

Se o veículo do indivíduo não estiver isento do IPVA 2023, o mesmo é obrigado a fazer a quitação do imposto. Contudo, se o cidadão não pagar o tributo, o licenciamento do veículo pode ser revogado.

Ou seja, a validação da documentação do veículo pode ser invalidada. Além disso, o nome do proprietário do automóvel pode ser inserido nos órgãos de proteção ao crédito (Serasa/SPC).

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

Não deixe de ficar por dentro das novidades, é só clicar aqui e selecionar a opção ✩ Seguir.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais